RESENDE
O XIX Festival de Teatro de Resende (Fester) começa neste domingo, dia 9, marcando o retorno de um dos eventos culturais mais tradicionais do município. Promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o festival reúne 11 espetáculos gratuitos que serão apresentados até o dia 14, no Teatro Salesiano, no bairro Jardim Jalisco, com sessões para o público infantil, às 9 horas, e adulto, às 19 horas. Vale destacar que os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes de cada apresentação, diretamente no Teatro Salesiano.
A cerimônia oficial de abertura será às 18h30min, seguida da apresentação da peça “Narcisa”, às 19 horas. O espetáculo convidado aborda a vida e a obra da poetisa Narcisa Amália, figura importante da literatura fluminense e que viveu por muitos anos em Resende.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, o vereador Wilson Nunes Duarte Junnior, o professor Wilson, a retomada do festival era um desejo antigo da equipe e está sendo concretizada com o apoio do Colégio Salesiano. “Era muito importante para toda a equipe da Secretaria de Cultura que o Fester retornasse. Com a parceria com o Colégio Salesiano, conseguimos viabilizar o local das apresentações, mas seguimos sonhando com a revitalização do Cine Vitória, que já está em andamento como prioridade do prefeito Tande Vieira”, afirmou professor Wilson.

Abertura homenageia Narcisa Amália, poetisa que viveu em Resende – Divulgação PMR
ESPETÁCULOS
Na segunda-feira, dia 10, acontece a primeira apresentação para o público infantil com o espetáculo “Bem Debaixo do Nariz”, às 9 horas. À noite, será a vez da adaptação do clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, uma das obras mais icônicas da literatura nacional. A maratona teatral segue na terça-feira, dia 11, com o espetáculo “Uma História de Rabos Presos”, às 9 horas, voltado para o público infantil, e com a peça “Querido Filho, Querida Mãe”, às 19 horas, produção do grupo resendense Cida de Teatro Pé Direito, que promete emocionar o público com uma história de afeto, conflito e reconciliação. Na quarta-feira, dia 12, o espetáculo “Atemporal” promete encantar adultos e crianças às 9 horas, com uma narrativa poética e visualmente envolvente. À noite, às 19 horas, será apresentada a peça “Benedita”, um monólogo que retrata a vida de uma misteriosa senhora contadora de histórias, que mistura humor e emoção em sua trajetória. A quinta-feira, dia 13, também traz duas atrações: às 9 horas, a peça “A Menina Dança”, voltada ao público infantil, traz elementos de ludicidade e movimento; e às 19 horas, a montagem “Menina Mojuba” promete encantar os adultos com uma narrativa que valoriza a cultura e religiosidade africana, celebrando a força e a ancestralidade feminina.
O Festival de Teatro de Resende se encerra na sexta-feira, dia 14, com os espetáculos “Não Toca Aqui, Toca Lá”, às 9 horas, e “Joana das Mulheres que Habitam em Mim”, às 19 horas. A última peça é uma homenagem às múltiplas identidades femininas, explorando o autoconhecimento e a resiliência da mulher através da arte.