BARRA MANSA
Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estiveram em Barra Mansa na segunda-feira, 4, para o Workshop Empoderadas, que foi o ‘start’ para a implantação de dois polos na cidade voltados para mulheres que são vítimas de violência. O encontro foi intermediado pela vereadora Paola da Pizzaria e reuniu cerca de 100 mulheres na Escola Estadual Jayme Camargo, no bairro São Silvestre.
A vereadora contou que em virtude do final do ano, os polos serão implantados em 2024. Um dos locais já está definido, no bairro Cotiara. O outro ela aguardará levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos sobre os bairros que têm maior incidência de violência contra mulher.
Além de representantes do Estado, participaram do workshop a vice-prefeita Fátima Lima, os secretários de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando; e o de Governo, Luiz Furlani.
Criado em 2019 por Erica Paes, superintendente da ação e especialista em segurança feminina, o Programa Empoderadas tem sido uma das iniciativas do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro. Em todo o Estado, o programa oferece treinamento em técnicas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, além da identificação dos sinais da violência nas situações do cotidiano. Atua ainda na frente de oferecer uma rede multidisciplinar de acolhimento, cujo objetivo é apoiar em todas as esferas, seja social, jurídica ou psicológica.
Além disso, o programam tem o objetivo de interromper o ciclo de violência e fortalecer a autonomia financeira das mulheres, oferecendo cursos profissionalizantes.
A vereadora divulgou dados do ISP a respeito do Dossiê Mulher deste ano, onde Barra Mansa aparece com dois femicídios ficando atrás de Angra dos Reis apenas. Registrou ainda cinco tentativas, sendo a primeira cidade do levantamento. “Devido ao grande aumento que teve de tentativas de feminicídio no nosso município em relação aos demais que estão próximos, ter esse polo do Empoderadas é de grande importância porque as mulheres precisam de apoio, de terem condições de se defenderem, conquistarem a independência financeira e um apoio jurídico, tudo em um único lugar.
EMPRESA AMIGA DA MULHER
Nesta quarta-feira, a vereadora esteve no Rio de Janeiro, onde se reuniu com a superintendente da Secretaria de Estado da Mulher, Karol Muniz, para tratar do Selo Empresa Amiga da Mulher. A vereadora disse que pretende trazer para Barra Mansa a informação dessa iniciativa para que as empresas da cidade se inscrevam para mostrar que são preocupadas com mulheres. As inscrições terminam no dia 10 deste mês. O selo é conferido anualmente para empresas que comprovadamente contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher no Estado.