BARRA MANSA
No dia 4 de dezembro, próxima segunda-feira, acontece em Barra Mansa o Workshop Empoderadas. O evento será na Escola Estadual Jayme Camargo, São Silvestre, às 18 horas. O evento que é uma realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Será a abertura do projeto na cidade, voltado para mulheres que são vítimas de violência. Serão dois polos em Barra Mansa.
A vereadora Paola da Pizzaria, contou que foi buscar esse projeto no Rio de Janeiro. Ela, que é mãe de três meninas, disse que pensa nas filhas e em todas as mulheres. Ela mesmo tem uma experiência pessoal. “Sofri um relacionamento abusivo e violência financeira. Não tive amparo e vejo nesse programa uma saída para que as mulheres não passem por esse sofrimento”, disse.
O Programa Empoderadas foi criado em 2019 por Erica Paes, superintendente do Empoderadas e especialista em segurança feminina. É desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e uma das iniciativas do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro. Em todo o Estado do Rio de Janeiro, o programa oferece treinamento em técnicas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, além da identificação dos sinais da violência nas situações do cotidiano.
A partir da inserção no Programa, a mulher tem acesso a uma rede multidisciplinar de acolhimento, cujo objetivo é apoiar em todas as esferas, seja social, jurídica ou psicológica.
O programa atua ainda em outra frente. Com o objetivo de interromper o ciclo de violência e fortalecer a autonomia financeira das mulheres, o Programa Empoderadas oferece cursos profissionalizantes, visando fornecer as ferramentas necessárias para que possam conquistar a independência financeira e levar uma vida digna e plena. “O objetivo é resgatar a autoestima, independência financeira e socialização. Além de dar informações jurídicas e apoio psicológico. Agradecemos ao governador Cláudio Castro pela iniciativa, o apoio do nosso querido deputado Estadual, André Corrêa e à secretária de assistência social do estado Rosângela Gomes”, destacou a vereadora, frisando que tentará que os polos já estejam em funcionamento até o final o ano. Ainda não há locais definidos.
Para o evento de Workshop estão sendo convidadas mulheres que sofrem violência e sociedade de maneira geral.
POLOS NA REGIÃO
Na região existem polos em Angra dos Reis, Valença, Paraty e Volta Redonda.