VOLTA REDONDA
O Mutirão da Casa da Criança e do Adolescente de Volta Redonda, que foi realizado no último final de semana, reuniu cerca de 400 pessoas. Entre eles, mais de 100 voluntários atingidos pelas redes sociais com o apelo “Abrace a Casa” e que decidiram contribuir com mão de obra, realizada no último sábado, 5. A Instituição, localizada no bairro Volta Grande III, realiza trabalhos sociais com crianças em situação de vulnerabilidade social ou que sofreram algum tipo de violência.
Vale ressaltar que o movimento que começou na internet e ganhou apoio da mídia da cidade, realizou reparos estruturais como a pintura de parte da área de recreação e da entrada, reparos gerais de marcenaria e parte elétrica, restruturação do laboratório de informática com melhorias estruturais e pintura, além de cinco novos computadores doados. As ações começaram na semana anterior ao evento e vão continuar.
O responsável pela iniciativa, o professor e ativista Raone Ferreira, o mutirão também virou uma grande festa em comemoração ao Dia das Crianças, já que teve cachorro-quente, pipoca, atrações musicais, cama elástica, animadores fantasiados de super-heróis e brincadeiras recreativas. Alunos do Curso de Odontologia de uma universidade da cidade, realizaram uma palestra sobre higiene bucal e distribuíram kits de escovação, além de alguns atendimentos. As crianças retribuíram todo o carinho com apresentações de música e dança, que fazem parte das atividades da casa.
PARTE MAIS AGUARDADA
Já a parte mais aguardada pelas crianças foi a entrega dos presentes. Foram mais de 500 brinquedos arrecadados e 195 entregues. Já o restante irá atender a outros projetos. “A festa terminou muito animada com o Bloco de Carnaval Pé de Galinha. Ao todo, além dos voluntários, foram mobilizadas 20 empresas, uma universidade e um banco privado”, contou Raone Ferreira. Ele garantiu que isso é só o começo. “Acreditar na transformação, que podemos sim mudar nossa realidade nos pequenos gestos, nas pequenas ações, é de emocionar e motivar qualquer um aqui. Para alcançar um futuro melhor a gente precisa começar no hoje, no agora”, completou Raone.
O organizador garantiu que as ações continuam e a Casa da Criança irá se manter com as portas abertas para receber novos voluntários e apoiadores.
Lembrou ainda que o mutirão entrou na programação nacional do Renovar o Brasil, evento que realizou ações em 1400 locais de 445 cidades do Brasil, promovendo grande mobilização em prol da melhoria das realidades espalhadas pelo país. Raone também faz parte de um grupo selecionado de novas lideranças em formação do projeto RenovaBR, que tem representado nossa região em discussões e propostas de renovação na sociedade.