a voz da cidade presencial 2025

Volta Redonda vai disponibilizar cordão que identifica pessoas com deficiências ocultas ou não aparentes

Por Lara Salles
728x70 gratidao

VOLTA REDONDA

As pessoas com deficiências ocultas e não visíveis de Volta Redonda terão acesso gratuito ao “Cordão de Girassol”, que ajuda na identificação e garante mais agilidade no atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados da cidade. O símbolo será entregue neste sábado, dia 5, pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), durante o “Conexão Mega Cidadania”, que acontece na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, das 9h às 16h. Neste primeiro momento serão distribuídos 500 cordões.

Para ter acesso à identificação, é necessário apresentar documentos pessoais e o laudo médico que comprove a doença, deficiências e/ou transtorno que possui (com o número do CID – Classificação Internacional de Doenças). Quem não conseguir ir ao evento deste sábado poderá também solicitar o cordão através do link: www.sociaut.com/cordaodogirassol. O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, ressaltou que a medida visa assegurar o conforto e reduzir o estresse das pessoas que, por alguma condição pré-determinada, não suportam situações rotineiras como aglomerações, ruídos intensos ou longos períodos de espera.


“Nem todos os transtornos que exigem algum suporte especial ou atendimento diferenciado são aparentes ou perceptíveis à primeira vista, e o uso do símbolo elimina a necessidade de explicações e justificativas, além de evitar constrangimentos de ambas as partes. Os estabelecimentos públicos e privados da cidade deverão desenvolver procedimentos de atendimento preferencial e humanizado mais ágeis aos que estiverem com o acessório”, explicou o secretário.

São definidas como deficiências ocultas aquelas que trazem um impedimento de longo prazo, de natureza mental, intelectual ou sensorial e que impossibilitam as pessoas de participarem de maneira plena e efetiva na sociedade quando em igualdade de condições com as demais. Entre os exemplos estão o autismo; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); demência; doença de Crohn; paralisia cerebral; fibromialgia; esclerose múltipla; deficiência intelectual; síndrome de Tourette; e deficiência auditiva e visual.

As pessoas identificadas pelo “Cordão de Girassol” terão assegurados os direitos a atenção especial, atendimento prioritário e humanizado e serviços individualizados em repartições públicas, empresas prestadoras de serviços públicos e em estabelecimentos comerciais como supermercados, bancos, farmácias, bares e restaurantes, lojas em geral e outros que exerçam atividades similares.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos