VOLTA REDONDA
A cidade de Volta Redonda contará com 600 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Senai, por meio de uma parceria firmada com a prefeitura. O acordo de cooperação técnica foi assinado nesta quarta-feira, 30, pelo prefeito Antonio Francisco Neto e representantes da Firjan Senai, com previsão de início das aulas em junho.
Neste primeiro ano, serão abertas 300 vagas, com aulas em diferentes locais da cidade, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o espaço Vírgula Hub de Inovação VR, no Shopping Park Sul, e a própria unidade do Senai no município. As demais vagas estão previstas para 2025.
A parceria envolve as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e de Assistência Social (Smas) e tem como foco ampliar as oportunidades de capacitação para a população, atendendo às demandas do mercado de trabalho local.
Segundo a gerente de Operações do Senai em Volta Redonda, Claudia Holzwarth, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a qualificação da mão de obra da região. “A gente entende que esse é o papel do Senai: qualificar, aperfeiçoar, gerar aprendizado. E a prefeitura veio nessa parceria com a gente para impulsionar a empregabilidade dentro de Volta Redonda. Então é um prazer estarmos aqui hoje. Temos outras parcerias com a prefeitura, sempre com esse objetivo de melhorar a empregabilidade da população, ajudando as indústrias locais a se desenvolverem, crescerem e prosperarem”, afirmou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sodré, destacou a importância da qualificação como ferramenta de acesso ao mercado. “O Senai-Rj é parceiro do município, inclusive com qualificação para os servidores públicos, através da Unidade Móvel estacionada na praça da prefeitura. Agora vamos ampliar ainda mais essa parceria, com qualificação em funções que o mercado de trabalho está absorvendo. É fundamental capacitarmos cada vez mais nossa população para que os moradores possam conquistar as vagas que o mercado oferece”, destacou Sodré.
A coordenadora do Programa de Inclusão Produtiva da Smas, Marlene Motta, ressaltou o papel dos Cras como espaços de acesso a políticas públicas. “Os Cras já oferecem oficinas e ações voltadas à inclusão produtiva. Com a chegada dos cursos do Senai, os moradores terão ainda mais oportunidades de se profissionalizar”, explicou.
O prefeito Neto celebrou o acordo e reforçou a importância de parcerias que tragam benefícios diretos para a população. Todas as ações, projetos e programas que pudermos ofertar à população gratuitamente são bem-vindos. Um verdadeiro gol de placa”, afirmou o prefeito.
Mais informações sobre os cursos e o processo de inscrição serão divulgadas em breve pela prefeitura.