VOLTA REDONDA
O Colégio João XXIII, unidade da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) no bairro Retiro, é palco da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada neste sábado, 23. O evento gratuito, que acontece das 7 às 18 horas, reuniu 92 equipes de várias cidades e escolas.
Os participantes competiram em duas modalidades principais. Na “Robótica de Resgate”, robôs autônomos foram programados para navegar por um percurso com obstáculos e encontrar “vítimas” em um cenário que simulava um atendimento de emergência. Já na “Robótica Artística”, o foco foi na criatividade, com equipes apresentando performances que misturavam dança, teatro, contação de histórias e até truques de mágica, utilizando a interação entre robôs e humanos.

Robô autônomo navega por obstáculos na modalidade Robótica de Resgate – Adriana Cópio/PMVR
Além das competições, a programação incluiu apresentações de trabalhos, oficinas de robótica, origami e pintura em gesso, além de uma praça de alimentação completa.
Frederico Pitassi, professor de robótica do Colégio João XXIII, expressou sua satisfação com o evento. “Para nós é um motivo de grande alegria poder estar recebendo um evento da grandeza da OBR aqui no João XXIII. Temos equipes de várias cidades do estado, de escolas públicas, particulares e diversas idades. Está bonito, está cheio e os alunos estão felizes. É um dia incrível”, celebrou.
A experiência também foi marcante para os alunos. Arthur Bernardo, de 13 anos, que representou a equipe Super Byte Nano, de Angra dos Reis, destacou o espírito de união. “Achei muito legal a OBR aqui em Volta Redonda. Sair de Angra dos Reis com meus amigos está sendo muito bom, estamos cada vez mais unidos e está muito legal”, disse o jovem.


