VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda, em parceria com outras forças de segurança, anunciou o planejamento operacional para garantir a segurança no Réveillon da cidade, além de coibir os chamados “rolezinhos” de moto. O esquema especial, que será realizado durante a festa da virada, contará com o reforço de policiais militares, guardas municipais e o monitoramento por câmeras em tempo real.
A festa de Ano Novo, que acontecerá na Vila Santa Cecília, contará com show da banda Blitz e outras atrações. Para garantir a segurança durante o evento, o policiamento será reforçado, com policiais militares e guardas municipais presentes no local. Além disso, a Semop vai utilizar um ônibus equipado com câmeras, que ficará responsável pelo monitoramento da área do evento e do seu entorno, com imagens transmitidas diretamente para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A intenção é proporcionar mais segurança para os presentes e otimizar a atuação dos agentes.
De acordo com o secretário de Ordem Pública, Coronel Henrique, a operação também se concentrará em áreas da cidade conhecidas pela concentração de motociclistas, como os bairros Santo Agostinho, Santa Cruz, Eucaliptal e a região da Vila Brasília. A intenção é coibir a prática dos “rolezinhos”, que geram transtornos para a população. Na véspera de Natal, cerca de 200 motocicletas foram abordadas, e a operação seguirá os mesmos moldes neste Réveillon. “O foco é desestimular essa prática, que além de causar perturbação para os moradores, coloca em risco a segurança de todos, inclusive das pessoas que participam desses atos ilegais. Vamos monitorar qualquer movimentação e acompanhar o deslocamento das motos, com o objetivo de identificar a origem e o destino, punindo os envolvidos”, afirmou o Coronel Henrique.
O secretário reforçou que o objetivo da operação é garantir a tranquilidade da população e a segurança durante a festa de Réveillon. “As pessoas podem ir para o evento com tranquilidade, porque nossa missão é garantir que todos se divirtam com segurança. O uso das câmeras e o aumento do efetivo vão facilitar a ação dos agentes, tornando-as mais rápidas e eficazes”, declarou.
Em caso de qualquer anormalidade durante o evento, a população poderá procurar os agentes de segurança ou entrar em contato com a Polícia Militar pelo número 190 ou com a Guarda Municipal pelo número 153.
A reunião de planejamento operacional também contou com a participação do subsecretário da Semop, subtenente Amauri Pego; o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza; o comandante da Guarda Municipal, Silvano de Paula; o coordenador da Operação Segurança Presente, major José Eduardo Martins Silvério; e representantes do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF).