VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda recebeu recentemente a visita da futura secretária da Mulher de Paracambi (RJ), Débora de Paula Santos, e da advogada Josiane Xerem, que será a subsecretária – ambas atuais assessoras do prefeito eleito de Paracambi, Andrezinho Ceciliano. Elas vieram a Volta Redonda conhecer a estrutura de funcionamento da SMDH no atendimento, acolhimento e proteção às mulheres, atuando na defesa dos seus direitos e no combate a todos os tipos de violência, doméstica e familiar.
Elas foram recepcionadas pela secretária da SMDH, Glória Amorim, pela chefe de gabinete Juliana Rodrigues, e pela assessora técnica e coordenadora do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), a advogada Patrícia Vieitas. A visita durou cerca de duas horas, tempo necessário para ambas conhecerem todo os serviços públicos de atendimento às mulheres do município, incluindo a orientação psicológica, social e jurídica.
Débora falou da importância desse intercâmbio de informações. “Eu fui convidada a assumir a mesma pasta na minha cidade, Paracambi, e meu prefeito, que é o atual deputado estadual Andrezinho Ceciliano, me direcionou a estar vindo em Volta Redonda para fazer um laboratório, para agregar conhecimentos com a sra. Glória, pois ele tem Volta Redonda como modelo na Secretaria da Mulher”.
Ela acrescentou que teve uma recepção de excelência e que foi muito produtivo o encontro. “Saímos do nosso encontro com a sra. Glória encantadas, que mulher, que exemplo, que inspiração! E com certeza vamos colocar em prática todos os ensinamentos. E dia 10 de dezembro fomos convidadas pela sra. Glória a irmos a um evento em Volta Redonda, e podem confirmar a nossa presença”, destacou Débora, se referindo à Celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que acontecerá das 9h às 11h, no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Volta Redonda.
O prefeito eleito de Paracambi, o deputado estadual Andrézinho Ceciliano, vai comandar um município com cerca de 50 mil habitantes e maioria da população masculina. Ele pretende implantar a nova Secretaria de Políticas para Mulheres e tomou como modelo de gestão o funcionamento da SMDH de Volta Redonda.
“Nós vamos começar do zero, viemos conhecer como é o funcionamento desta secretaria de Políticas para Mulheres, visando iniciar o nosso trabalho. Nós temos em Paracambi a Deam, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher do governo estadual, mas não temos uma Secretaria de Políticas para Mulheres, junto com o Ceam. O prefeito deseja ampliar o nosso atendimento, acolher melhor as mulheres na proteção dos seus direitos, e queremos Volta Redonda como exemplo para desenvolver este trabalho no município”, reafirmou Débora de Paula.