VOLTA REDONDA
O Kartódromo Municipal estará recebendo no sábado, ia 12, a quinta e última etapa do Estadual de Kart do Rio de Janeiro. Diferente das etapas anteriores que tiveram duas baterias, nesta serão três baterias de corrida, possibilitando disputas mais emocionantes e mais ‘pontos em jogo’. Os pilotos que estão na batalha pelo título vão acelerar forte para alcançar o lugar mais alto no pódio.
O evento, que é realizado e supervisionado pela Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), tem entrada franca e acontece a partir das 9h15min com os treinos livres das categorias. Os classificatórios começam às 11h25min e as baterias de corridas às 12 horas.
“O campeonato cresceu ao longo do ano e isso é muito gratificante. Mesmo na última etapa ainda temos pilotos estreando. O crescimento das categorias Mirim e Cadete foi uma grata surpresa. Tenho especial carinho com as crianças e ver os pais investindo nos seus filhos no esporte é ter a garantia de um kartismo forte no Estado”, destacou o promotor da competição, Sinder Bitton Filho.
EQUILÍBRIO DO CAMPEONATO
Sinder explicou ainda que, quanto ao equilíbrio do campeonato os karts correm com o peso padrão de cada categoria. “Além disso, a motorização é sorteada e fornecida pela Cuca Racing, uma empresa especializada que garante a mesma potência para os karts”, disse, lembrado que, a promessa é de que aproximadamente 20 kartistas disputem quem é o mais rápido entre as curvas e as retas da pista volta-redondense. Neste campeonato os pilotos estão divididos em quatro categorias: Mirim, Cadete, F4 Graduado e F4 Sênior.
O destaque da etapa é a chegada de dois novos pilotos no campeonato, Gustavo Almeida, de 11 anos e morador do Rio de Janeiro, na categoria Cadete; e Victor Loose, de 8 anos, também morador da capital, e que comporá o grid na Mirim. As categorias infantis estão divididas entre Mirim, de 7 a 9 anos, e Cadete de 8 a 11 anos.
Para o mais jovem piloto do Estado competindo atualmente, Eduardo Martini Mota, de apenas 7 anos e morador de Barra Mansa, a corrida desse sábado vai ser muito legal. “Terão mais pilotos na pista”, comentou Dudu, como é conhecido. O piloto mirim está confiante na melhora do seu rendimento. “Vou descer com o ‘pé trancado’ nas retas e tentar fazer as curvas mais rápido também”, completou Dudu usando o termo que o kartista usa para acelerar todo possível.
SENTIMENTO
Segundo o gestor do kartódromo, Felipe Falcão Fardim, o sentimento desse ano é de crescimento no esporte e a expectativa para o ano que vem é bastante positiva. “Estamos certos que o crescimento dos campeonatos de kart em 2023 acontecerá”, afirmou Felipe, ressaltando que o kartismo do Rio sempre foi forte e o reflexo disso são os pilotos formados no Estado presentes nos pódios das grandes competições nacionais.
O presidente da FAERJ, Djalma Faria Neves, fez questão de agradecer o apoio dos pilotos participantes no campeonato, dos pais dos pilotos Mirins e Cadetes, assim como dos mecânicos, preparadores e staff. Ressaltou que a entrada de novos pilotos praticando e competindo nos karts neste ano deixa todos muito contentes e animados para o ano que vem.
Confira abaixo a lista dos pilotos para a 5ª e última etapa:
Categoria Mirim
– Eduardo Mota
– Victor Loose
Categoria Cadete
– Thomáz Costinhas
– Gabriel Constantino
– Gustavo Almeida
Categoria F4 Graduado
– Sinder Bitton Neto
– Brenno Steffan
– Eduardo Nogueira
– Joao Pedro Barbedo
Categoria F4 Sênior
– Timo Jokinen
– Luiz Felipe Caiado
– Marcelo Cascão
– Ricardo Lioy
– Ricardo Sobral
– Sergio Verdi
– Fernando Marchetti