VOLTA REDONDA
Mais duas mortes foram confirmadas nesta quarta-feira pelo prefeito Samuca Silva. São dois homens, de 85 e 89 anos. A cidade tem agora 18 óbitos e outros cinco em investigação. Trinta e um novos casos confirmados de ontem para hoje, totalizando 548, e de suspeitos 1.391, 21 a mais comparado com a divulgação de ontem. Trezentas e sessenta e oito pessoas são consideradas curadas.
O prefeito disse que dos 18 óbitos, todos estão no grupo de risco. “Apesar da taxa média ser de 42 anos de contaminação, quando um idoso pega é quase que mortal. O isolamento social dessas pessoas não vai passar por um bom tempo. Portanto, você que é idoso, fique em casa”, afirmou Samuca.
Por mais um dia, as metas estabelecidas para flexibilização foram cumpridas. Sobre o número de casos suspeitos é necessário ter 5% de aumento a cada dois dias, o percentual de hoje está em 1,53%. Já os leitos no Hospital de Campanha estão com 7% de ocupação, quando o máximo é 60%. Já os leitos de CTIs, estão com ocupação de 22%. O limite é 50%. Outros indicadores são o uso de máscaras (e a prefeitura informou que já está multando quem está andando sem), sem aglomeração e isolamento do grupo de risco.
Samuca Silva ainda citou diversas medidas efetuadas desde o início da pandemia pela prefeitura. Segundo o prefeito, é preciso que todos façam agora sua parte. “Está em nossas mãos claramente. Conseguimos brecar a curva acentuada em Volta Redonda, o que possibilita atendimento na saúde. Quero dizer que novas medidas para preservar leitos para munícipes serão tomadas em breve. Vejo discussão sobre lockdown e quero dizer que se todos respeitarem as normas, higienização, distanciamento, idoso em casa, todos fizerem sua parte nosso cotidiano continuará do jeito que está”, afirmou.
Para isso, prefeito lembrou que na próxima semana, dia 18, o comércio vai reabrir, e pede que as pessoas permaneçam nas ruas em caso de necessidade.