VOLTA REDONDA
Começa na próxima quarta-feira, dia 18, a 3ª Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de Volta Redonda. O evento é contemplado pelo Edital ‘Fomenta Festival’ da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc. Conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda, que abraçou o projeto e cedeu os espaços para a realização de atividades presenciais, como oficinas e o Encontro de Teatro de ‘Lambe-Lambe’.
A programação contará com atividades de formação, entre elas seminário, oficinas, workshop e simpósio, e apresentações artísticas com técnicas variadas de grupos de diversas partes do país e até de fora, como o Grupo Io Io Puppet Theatre da República Tcheca.
O evento vai ser realizado de forma presencial e virtual. A abertura e cortejo será na Biblioteca Municipal Raul de Leoni e Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, no dia 18, às 11 horas. Terá oficinas de Teatro de bonecos na Estação Cidadania, no Vila Rica. Encontro de Teatro de Lambe-Lambe no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, e Simpósio na Biblioteca Municipal Raul de Leoni. A programação online será através do YouTube (https://www.youtube.com/c/TVARTB)
Celso Ohi, curador da Mostra, destaca três pontos na programação: o primeiro é a diversidade de técnicas e linguagens com representatividade com o teatro popular de bonecos, teatro de sombras, marionete de fios, animação mecânica e teatro de lambe-lambe; segundo, a expansão das fronteiras regionais com grupos de diversas partes do país e até do exterior; e terceiro, o resgate da discussão sobre o teatro de bonecos e formas animadas no país através das atividades de formação e o lançamento da revista.
O curador da Mostra disse ainda que atualmente é muito difícil encontrar oficinas de teatro de bonecos e formas animadas. “Então, nossa proposta foi de criar oficinas que dialogassem com as necessidades atuais dos atores e interessados em geral, que tivessem uma duração maior e que pudessem abordar e aprofundar nos temas pertinentes ao teatro de bonecos”, destacou.
O secretário de Cultura, Anderson Souza disse que o município de Volta Redonda recebe o projeto de braços abertos pela sua importância cultural. “E a realização das oficinas na Estação Cidadania, no bairro Vila Rica, simboliza a descentralização da cultura”, finalizou.
Outras informações pelo Instagram @ciainfantocata e Facebook. Clique aqui para acessar a programação completa.