Volta Redonda promove seminário sobre prevenção às drogas e saúde mental em junho

Evento reunirá especialistas da Abead, PUC-Rio e UniFOA para debater adicções e soluções

Por Cyntia Freitas
49.cf.res.cidades.volta redonda promove seminário.crisoliveirapmvr

VOLTA REDONDA

O município vai sediar, no próximo dia 5 de junho, o “III Seminário Os desafios das adicções: um olhar para o futuro”. O evento é promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias municipais de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred) e de Educação (SME), em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas e Álcool (Comuda-VR), com professores da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (Abead), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), além do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

O seminário será realizado no Teatro Municipal Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no bairro Laranjal, das 8 às 17 horas, com programação repleta de especialistas reconhecidos nas áreas de saúde mental, prevenção ao uso de drogas e tratamento das adicções.

“Esse seminário será realizado em parceria com professores da Abead e da PUC-Rio. Vamos falar sobre família, as adicções do uso de telas, SAF- que é a síndrome alcoólica fetal-, intervenção, as metodologias de entrevista motivacional, prevenção para as empresas no campo da organização, e prevenção de uma forma geral”, explicou a secretária municipal de Assistência e Prevenção às Drogas, Neuza Jordão.

Durante o evento, os participantes poderão assistir a diversas palestras. Um dos destaques será a palestra “Adolescência e Dependência Química: Entre Riscos e Resistências”, com Irani Argimon, psicóloga com especialização em Dependência Química.

Outro momento importante da programação será a palestra do médico-neurologista José Mauro Lima, que possui pós-doutorado em Neurociência pela Universidade de Paris. Ele vai abordar o tema “SAF- Síndrome Alcoólica Fetal”.

A mestre e doutora em Enfermagem, Alessandra Calixto, também participará do evento com a apresentação “Rastreamento universal do uso de substâncias e a intervenção breve em saúde pública”.

Na parte da tarde, a psicóloga e terapeuta familiar Gisele Aleluia, ao lado da educadora infantil e psicóloga clínica Raquel Nogueira, vai apresentar o tema “O papel da família no comportamento excessivo: Uma proposta de abordagem”.

Outros especialistas confirmados são Elizabeth Carneiro, especialista em Dependência Química, Terapia Familiar Sistêmica e Psicoterapia Focal, e Luiz Guilherme Pinto, psicólogo e terapeuta de família. Juntos, eles abordarão a relação entre “Tecnologia e dependência de jogos de aposta”.

O seminário será encerrado com uma mesa-redonda sobre “Empresas como foco na prevenção e saúde mental e o futuro da prevenção”. A discussão contará com a participação da psicóloga clínica Selene Franco, com especialização em Dependência Química, e da médica-psiquiatra Ana Cecília Marques, especialista em Saúde Pública e Saúde Mental. A mediação será feita pela própria secretária Neuza Jordão.

A proposta do evento é reunir profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação e representantes da sociedade civil para trocar experiências, apresentar estratégias de prevenção, além de reforçar a importância do cuidado com a saúde mental e a redução de danos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos