VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda deu início nesta segunda-feira, dia 25, ao projeto “Tenda de Proximidade”. A ação busca criar canais de proximidade, como grupos de WhatsApp, dedicados à segurança pública. O primeiro bairro a receber a atividade foi o Santa Rita do Zarur. Das 10h às 14h, mais de 60 pessoas estiveram na tenda montada na Praça Jurandir do Nascimento, incluindo o presidente da Câmara Municipal, o vereador Edson Quinto.
Quem passou pela tenda foi atendido por funcionários da Semop e teve os dados coletados para serem incluídos em grupos de mensagens de colaboração mútua.
O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, explicou que a proposta da “Tenda de Proximidade” é tornar cada morador um colaborador da segurança pública de Volta Redonda.
“Acreditamos que não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. É importante termos pessoas que queiram colaborar com a segurança para que possamos encurtar a distância entre o problema e a solução. Estaremos em vários bairros nos próximos dias. Caso o morador não consiga estar na tenda, que atenderá das 10h às 14h, nos procure na Secretaria de Ordem Pública, na Ilha São João, e colabore. É muito importante a participação popular no Sistema Integrado de Segurança Pública”, enfatizou.
O Sistema Integrado de Segurança Pública ao qual o secretário Luiz Henrique se refere é o planejamento do policiamento que existe em Volta Redonda. Ele é feito baseado na mancha criminal e na participação das associações de moradores.
“A diferença desse policiamento é que o cidadão participa ativamente. Nós não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas conseguimos ter um cidadão de bem que, bem orientado e ligado à Segurança Pública, conseguirá gerar mais segurança a todos os bairros de Volta Redonda”, concluiu.
Agenda
A “Tenda de Proximidade” chega nesta terça-feira (26) ao Parque do Contorno, na Praça Antônio José Moura Calino. Depois segue para o Siderville (dia 27), na Praça Amélia Neme Felipe; Rio das Flores (dia 28), na Rua São Jorge.