VOLTA REDONDA
Volta Redonda está participando do 24º Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), que está acontecendo entre os dias 25 e 29, na cidade do Rio de Janeiro. Entre os representantes de Volta Redonda estão os conselheiros tutelares, Direção Social e coordenadores dos acolhimentos da Fundação Beatriz Gama (FBG). O evento está recebendo profissionais do Sistema de Garantia de Direitos de vários estados do Brasil.
O objetivo do evento é discutir estratégias de atendimento e cuidado a crianças e adolescentes vítimas de violência e ameaçados de morte, em instituições de acolhimento e outras formas de proteção. O encontro é destinado a dar visibilidade ao fenômeno da violência letal que aflige crianças, adolescentes e jovens, destacando a necessidade de cooperação e implementação de ações protetivas junto aos atores envolvidos no atendimento a esses públicos que estejam sob grave risco de morte.
A diretora-social da Fundação Beatriz Gama, Ethiene Correia, considera fundamental a capacitação permanente dos trabalhadores das políticas públicas nesses encontros. “Participar desse evento está sendo enriquecedor para nosso trabalho no município, no sentido de pensar e planejar políticas públicas efetivas e de qualidade para nossas crianças e adolescentes que se encontram no Serviço de Acolhimento Institucional”.
O conselheiro tutelar Bruno Nicolau destaca que a participação efetiva dos conselheiros tutelares nesse evento é de suma importância. “O Conselho Tutelar é a porta de entrada para a inserção dessa criança ou adolescente que se encontra nessa situação, e é nosso dever aprimorar nossos conhecimentos e fazer que de fato os direitos dessas crianças e adolescentes sejam garantidos”.
O encontro está sendo realizado pela entidade executora do PPCAAM no Rio de Janeiro, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca-RJ), em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) – e com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro e o Conselho Gestor do PPCAAM/RJ.