VOLTA REDONDA
Nesta manhã de sábado, dia 13, a Prefeitura de Volta Redonda divulgou que atingiu a marca de 5.709.526 exames laboratoriais ofertados à população entre janeiro de 2021 e maio de 2024. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) correspondem as coletas feitas no Laboratório Municipal de Volta Redonda, no Aterrado, e em todas as unidades básicas de saúde e hospitais da cidade.
Segundo a diretora do departamento de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da SMS, Sheila Rodrigues, este alto número de exames realizados só foi possível pela nova organização do Laboratório Municipal, que, desde 7 de março de 2022, funciona em novo endereço e com um sistema mais moderno de medicina diagnóstica.
Ela explica que este recorde também está atrelado ao investimento na melhoria do atendimento através da contração da empresa Biomega. “A nova forma de prestação do serviço permitiu a estruturação de um laboratório central com capacidade para mais de 300 atendimentos por dia”, frisou, ressaltando também que outra ação que contribuiu para o aumento no número de exames realizados foi a coleta descentralizada nas unidades básicas de saúde e de saúde da família (UBSs e UBSFs) e nos hospitais municipais.
“A empresa Biomega também está fazendo a coleta em toda a Atenção Primária da cidade. Esta coleta descentralizada agilizou ainda mais as demandas diárias dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse.
Funcionamento
O Laboratório Municipal de Volta Redonda está funcionando na Rua Deputado Geraldo Di Biase, número 174, no bairro Aterrado. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30, para coleta; e a partir das 10h30, para entrega de resultados. Aos sábados, o local funciona para coleta das 7h às 9h e, após este horário, são entregues os resultados.