>
728x90 desconto iptu (2)

Volta Redonda já abriu equivalente a um hospital em leitos para pacientes com Covid-19

Por Tânia Cruz
bnr am aniv barra mansa 970x150

 VOLTA REDONDA

Doze leitos de UTI, 46 de Clínica Médica e quatro de Unidade Intermediária. Todos devidamente equipados e atendendo a população. Esse é o quantitativo de leitos abertos no Hospital do Retiro entre janeiro e o início de abril especialmente para tratar pacientes com Covid-19. Além disso, mais dois leitos de UTI foram abertos no Hospital São João Batista no mesmo período.

O número de leitos abertos no Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR), no Retiro é muito superior ao que existe de vagas em hospitais na maioria das cidades do país. Na verdade, pela realidade nacional, é mais do que a maioria dos municípios brasileiros têm a oferecer.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, somente 532 dos cinco 5.570 municípios brasileiros oferecem esses leitos de UTI. Ainda segundo o CFM, se considerados apenas os leitos de medicina intensiva da rede pública, apenas 466 destas cidades oferecem tratamento em UTI no país.

CENÁRIO DIFÍCIL 


O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou que foi necessário criar praticamente nova rede hospitalar para o enfrentamento da pandemia, pois ao assumir o governo encontrou apenas 5 leitos de UTI disponíveis.

 

“Ainda estamos em uma verdadeira luta contra o tempo para reestruturar nossa rede de saúde. Uma luta contra o tempo e pela vida. Esse é um trabalho diário de toda nossa equipe”, disse.

Além de abrir mais leitos, o prefeito destacou que um dos principais objetivos do governo é garantir mais médicos e equipamentos nos hospitais e unidades de saúde. “Infelizmente, os atrasos e parcelamentos de salários vivenciados no ano passado afastaram os profissionais e nos jogaram uma falta de credibilidade que ainda precisa ser vencida diariamente”, ressaltou.

OXIGÊNIO GARANTIDO

Um problema generalizado no país é a falta de oxigênio nas UTIs e para pacientes que sofrem com a Covid-19. Em Volta Redonda a realidade encontrada em janeiro foi essa, mas a Prefeitura investiu em um novo sistema de abastecimento no Hospital do Retiro. Este foi o primeiro passo dado para abertura dos novos leitos. “Tivemos de fazer isso com urgência, pois a rede de abastecimento que encontramos não dava conta do Hospital. Muito menos daria para suportar esses leitos que abrimos”, disse Márcia Cury, diretora do hospital.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos