Volta Redonda intensifica ações contra violência doméstica no ‘Agosto Lilás’

Atividades têm sido marcadas por rodas de conversa nas unidades do Cras em vários bairros, além da participação em outros municípios

Por Mônica Vieira
a

VOLTA REDONDA

As equipes da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) têm intensificado, durante o mês, as atividades da campanha “Agosto Lilás”. O objetivo é o fim da violência contra as mulheres, dar visibilidade ao tema e ampliar a divulgação sobre os direitos da mulher em situações em que é vítima de violência das mais variadas origens.

As ações incluem a intensificação das rodas de conversa nas unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município com grupos de mulheres, levando informações importantes sobre direitos, legislação, rede de proteção e cursos profissionalizantes para o mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de autonomia econômica para as mulheres com a geração de renda.

As equipes têm participado ainda da campanha em municípios como Barra Mansa, Barra do Pirai e Rio de Janeiro, a fim de reforçar uma frente de atuação visando a ampliação e a conscientização contra a violência às mulheres, no que as políticas públicas são fundamentais para evitar crimes como o feminicídio.

Foi o caso, por exemplo, do evento ocorrido no último dia 7 na capital fluminense, em que foi assinada a Carta-Compromisso Em Defesa das Meninas e Mulheres do Rio de Janeiro.

Números da violência

O 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública trouxe números alarmantes em relação ao ano de 2023, em que, segundo o levantamento, 1.467 mulheres morreram vítimas de feminicídio – cerca de quatro por dia, e o maior número anual desde a implantação da Lei do Feminicídio, de 2015, que tornou o assassinato de mulheres crime hediondo e aumentou a sua pena imposta aos criminosos. Agressões decorrentes de violência doméstica tiveram aumento de 9,8%, chegando a cerca de 259 mil casos de mulheres agredidas. O Anuário também registrou o crescimento do número de tentativas de feminicídio e homicídio, assim como de ameaças, perseguição, violência psicológica e estupro.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos