>

Volta Redonda em alerta após morte de quatro macacos por febre amarela

Por Franciele Aleixo

 

VOLTA REDONDA

Durante coletiva à imprensa no final da manhã de ontem, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o secretário da pasta, Alfredo Peixoto, informou que quatro dos dez macacos encontrados mortos no município, e levados para exame no Instituto Jorge Vaistman, no Rio de Janeiro, tiveram febre amarela. Os primatas foram encontrados em áreas próximas às matas nos bairros Santa Cruz, Siderlândia, Sideropólis e Voldac.

O secretário de Saúde lembrou ainda, que a Secretaria de Saúde ainda aguarda o resultado de mais exames. Há outros casos de macacos mortos, em áreas silvestres de Volta Redonda que ainda estão sendo avaliados. Disse que somente os casos confirmados estão sendo divulgados e que o tempo para a conclusão do exame é de 15 a 20 dias. Explicou também que, em todas as notificações de primatas, uma equipe vai ao local onde o animal morto está, recolhe a carcaça e envia para exame no Rio de Janeiro.

Alfredo voltou a alertar que em humanos, Volta Redonda constatou apenas dois casos de febre amarela, mesmo assim as duas vítimas teriam contraído a doença fora da cidade. Lembrou que a morte dos quatro macacos não é motivo para pânico, mas sim de alerta. Portanto, as pessoas que ainda não vacinaram devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar.

A meta da SMS-VR é imunizar 225 mil pessoas, sendo que até o momento cerca de 29 mil ainda não tomaram a vacina. Por isso, além de intensificar a campanha nos bairros onde os macacos foram encontrados, a Secretaria de Saúde vai continuar facilitando para aqueles moradores que ainda não se imunizaram.

O prefeito Samuca Silva (Podemos) garantiu que em Volta Redonda tem vacina para toda a população e que as doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas em todas as unidades da Atenção Básica. A população ainda pode recorrer às tendas itinerantes.

O secretário fez questão de alertar que, com a morte desses quatro primatas, está constatado que o vírus está circulando na cidade. “Quem ainda não vacinou não pode deixar passar. Tem que procurar uma unidade”, alertou o secretário, lembrando ainda, que o macaco não transmite a doença.

“Ao contrário, o macaco ajuda a identificar onde o vírus está. Eles são sentinelas para doença. Sem eles não saberíamos que há vírus circulando em Volta Redonda. Não deve ferir ou matar os macacos, pois eles nos dão o alerta sobre a presença da doença”, completou o secretário, ressaltando que, mesmo assim há vários casos de macacos mortos por envenenamento na cidade.

TRABALHO INTENSIFICADO

Várias ações já vêm sendo realizadas para atrair as pessoas para a vacinação, como a Tenda Itinerante que desde a semana passada está nas feiras livres da cidade. Lembrou que, somente no último domingo 200 pessoas foram vacinadas na feira livre da Vila Santa Cecília. Ontem, a vacinação aconteceu na feira do Retiro.

E com a presença confirmada do vírus da febre amarela em áreas silvestres de Volta Redonda, a Secretaria de Saúde vai intensificar ainda mais a imunização contra a doença. A Tenda Itinerante de vacinação vai continuar nas feiras livres de hoje até sábado, nos bairros Sessenta, Volta Grande, Conforto e Aterrado, que recebem moradores de toda cidade, entre as 8 horas às 13 horas.

E de acordo com a SMS-VR, na próxima segunda-feira, 26, será iniciada também uma ação de “busca ativa” nos bairros onde foram encontrados os macacos mortos por febre amarela. Os agentes da Vigilância Ambiental e os agentes comunitários de saúde, que atuam na Atenção Básica, vão percorrer o território, fazendo visitas domiciliares para identificar a população que ainda não vacinou e levá-la à Unidade de Saúde.

 

 

 

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos