SUL FLUMINENSE
Após o Ministério da Saúde anunciar que vai distribuir doses de reforço contra a Covid-19 para a terceira dose de idosos, a chamada ‘dose reforço’, municípios da região já anunciaram datas para iniciar a nova fase. Resende começou hoje, dia 30, a aplicação em idosos que vivem no Asilo Nicolino Gulhot, localizado no bairro Parque Ipiranga. Já Volta Redonda iniciará a imunização da terceira dose nesta terça-feira, dia 31, em idosos a partir de 85 anos de idade. A aplicação, segundo a orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI), é para as pessoas já completaram a vacinação há mais de seis meses.
A terceira dose em idosos foi anunciada pelo Ministério da Saúde neste mês, com orientação de que seja aplicada a vacina Pfizer/BioNTech ou AstraZeneca (Oxford), independente das doses anteriores – salvo no caso de contraindicações específicas. A nova etapa da vacinação foi definida após reunião entre o Ministério da Saúde, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O A VOZ DA CIDADE questionou ainda os municípios de Itatiaia, Porto Real, Quatis, Rio Claro e Barra Mansa. Desses, Itatiaia, Barra Mansa, Porto Real e Rio Claro destacaram que ainda não receberam orientações do Ministério da Saúde comunicando o início da aplicação da terceira dose. Já Quatis ressaltou que já recebeu a nota técnica, mas que o início dessa nova fase da imunização dependerá do envio de remessas semanais e que a previsão de início é no fim desta semana.
De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, a terceira dose vem sendo discutida entre especialistas diante da alta de infecções entre imunizados com as duas doses de vacina após seis meses, sendo que idosos são mais suscetíveis a contaminação por variantes do vírus.
Imunização em Volta Redonda
Nesta terça-feira, em Volta Redonda, quatro Unidades de Saúde vão fazer a terceira dose: Conforto, São Geraldo, Vila Mury e Volta Grande, no horário de 9 às 16 horas. É necessário apresentar o cartão de vacinação Covid-19, que comprove a aplicação das vacinas anteriores, documento de identidade ou cartão do SUS. Idosos acima de 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e acamados (com mais de 85 anos) também serão vacinados com a terceira dose nesta semana. Os próximos cronogramas para terceira dose serão anunciados assim que a primeira etapa de aplicação encerrar.
Hoje Volta Redonda ainda imuniza com primeira dose adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos cadastrados no site da prefeitura e faz uma repescagem a partir dos 18 anos.
Dose reforço em Resende
Segundo a Secretaria de Saúde de Resende a vacinação acontece no período da tarde para todos os idosos residentes do Asilo Nicolino Gulhot que já receberam a segunda dose da vacina Coronavac há mais de seis meses. O prefeito Diogo Balieiro Diniz lembra que os idosos do asilo foram um dos primeiros a serem contemplados com a campanha de vacinação contra a Covid-19, ainda no mês de janeiro. A prefeitura destacou que conforme chegarem novas doses da vacina, novas informações sobre outros contemplados com a dose de reforço serão divulgadas em breve nos canais oficiais da Prefeitura.