SUL FLUMINENSE
Mais de 200 pessoas conheceram em dois dias as iniciativas do projeto “Brasil Certo: Mulheres mudando o Brasil”, realizado entre quinta-feira e hoje, dias 24 e 25, em Volta Redonda, Barra Mansa e Quatis. A coordenação do projeto na região é feita pelo deputado federal Delegado Antonio Furtado (União Brasil). O objetivo é compartilhar histórias de mulheres inspiradoras, incentivar a participação do público feminino na política e construir soluções práticas coletivamente.
O parlamentar classificou o projeto como uma incrível oportunidade para que as mulheres possam se conectar e iniciar, juntas, uma jornada de mudança e defesa da representatividade feminina na política. “As mulheres são fortes, capacitadas e criativas. Realizam seus sonhos com coragem, enfrentando muitos desafios. São elas que colaboram todos os dias para a construção de um futuro melhor. Os obstáculos existem sim, mas a perseverança delas é maior”, destacou o deputado.
Em Volta Redonda, na quinta-feira, diversas mulheres participaram do evento. Uma delas foi a palestrante, a psicóloga Cláudia Bonfim que falou sobre “Lugar de mulher é onde ela quiser”. “Quando ocupamos os espaços na sociedade, nos tornamos protagonistas da nossa história. A verdadeira mudança acontece quando reconhecemos que podemos fazer a diferença em qualquer lugar, inclusive na política. Contribuir efetivamente com propostas e boas ideias é uma forma de exercer cidadania”, disse.
Na cidade do Aço também prestigiaram o evento a vice-prefeita de Pinheiral, Sediene Maia dos Santos; Henrique Ferreira (Jiló), vice-prefeito de Mendes; Rose Vilela, secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda; Maria Augusta Ferreira (Guta), secretária de Saúde de Rio Claro; Larissa Garcêz, coordenadora da Juventude de Volta Redonda; Drª Juliana Almeida Alves, delegada titular da Deam de Volta Redonda; Wilma Barbosa da Costa, guarda municipal de Volta Redonda; Flávio Vieira, representando o presidente estadual do União Brasil, Waguinho; Lucas Coutinho, representando Maria Elizabeth, do União Brasil Mulher.
Já em Barra Mansa, na sexta-feira, o prefeito Rodrigo Drable esteve presente, citando a importância do crescimento da participação feminina na política. A câmara por exemplo é uma das maiores da região com participação feminina. São quatro eleitas. Rayane Braga é uma delas. Destacou que mesmo em proporção pequena, são 19 parlamentares, foi um marco na cidade. “Agradeço às mulheres que vieram antes de mim e abriram espaço para que hoje eu possa atuar no Legislativo. Foram exemplos de garra e força. Espero que esse projeto inspire mais mulheres a participarem da política”, ressaltou. Além dela, são vereadoras Cristina Magno, Luciana Alves e Fernanda Carreiro.
Também estavam presentes Drª Tatiana Queiroz, delegada e secretária de estado de Assistência à Vítima; Luiz Furlani, presidente da Câmara Municipal de Barra Mansa; Dumara Rocha, oficial de cartório da Polícia Civil; Ruth Coutinho, ex-vice-prefeita; Regina Dornas, diretora do Colégio Baldomero Barbará e presidente do Conselho Comunitário de Segurança; Maria Cristina, presidente do DC Mulher; Jaci Cambraia, Vinícius Coutinho, delegado adjunto da 90º DP, dentre outras autoridades.
O último evento aconteceu em Quatis na tarde de hoje. O prefeito Aluísio d’Elias afirmou que iniciativas como o “Brasil Certo”, voltadas para incentivar a inserção do público feminino na política, são fundamentais e contam com o seu apoio. Outras autoridades também estiveram presentes, como a secretária de Educação da cidade, Ivone Barbosa Bento; Cláudia Monteiro, secretária de Saúde de Quatis; Caroline Lopes, secretária de Sustentabilidade e Ambiente de Quatis; Wandriane Moura, Controladora Geral de Quatis; Paulinho do Futsal, vereador de Resende; e representantes do União Brasil.
O deputado Antonio Furtado disse que os eventos foram um marco no estado. “Sabemos que há muito a ser mudado na politica e a empatia nas mulheres, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro, é muito importante para uma política mais ética e responsável. Meu partido e eu acreditamos e defendemos as mulheres. Juntos, nesse projeto histórico, homens e mulheres, seremos capazes de criar um Brasil com mais oportunidades e justiça social”, concluiu o deputado.