VOLTA REDONDA
Volta Redonda prepara uma das maiores edições do “Natal da Cidadania”. A abertura oficial será no dia 5 de dezembro, às 18 horas, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, com apresentação da Fanfarra da Apae. A programação seguirá até 23 de dezembro, sempre das 18 às 22 horas, e incluirá a distribuição de aproximadamente 25 mil brinquedos para as crianças.
O prefeito Antonio Francisco Neto destacou que o evento fortalece o comércio, impulsiona o turismo e promove solidariedade. “É um momento de união, reencontros e celebração da vida. Ficamos felizes em proporcionar isso à população”, afirmou.
A decoração deste ano será ainda mais grandiosa: a praça receberá 12 árvores de Natal de oito metros de altura — seis vezes mais do que no ano anterior —, além de duas árvores de 15 metros com efeitos especiais e a tradicional cerejeira de 10 metros. Os elementos serão instalados em pontos estratégicos como o chafariz e o pórtico principal. Embora as árvores sejam fornecidas por empresa contratada, toda a concepção artística e finalização ficará por conta da equipe do Banco da Cidadania.
A Casa do Papai Noel foi completamente renovada e ganhará revestimento novo, meia parede ripada e vermelha, festões, árvores, trono e mobiliário cedido por parceiros, criando um ambiente acolhedor para receber as famílias.
O cenário ganhará ainda mais atrações: um pórtico com estação de trem em frente ao túnel iluminado, grama vermelha, a cerejeira acompanhada de bancos e cinco cisnes luminosos na fonte central. O espetáculo contará com seis máquinas de neve, duas máquinas de bolhas com fumaça no entorno e uma máquina de fumaça instalada na chaminé da Casa do Papai Noel, sincronizada ao show de luzes. A base do obelisco também receberá uma cascata de luzes.
O Papai Noel, já conhecido pelo trabalho voluntário e pela caracterização “de verdade”, terá participação especial ao lado de uma aluna da Apae e de uma intérprete de Libras, fortalecendo a proposta de inclusão do evento. A programação contará ainda com coral infantil, fanfarra da ETPC (de ex-alunos), apresentação de um coral formado por pessoas do espectro autista e uma chegada surpresa do bom velhinho.



