Volta Redonda amplia políticas de inclusão com parceria para projeto de Cão-Guia

Secretários municipais de Proteção e Defesa Animal e da Pessoa com Deficiência visitaram, nesta quarta-feira, dia 17, em Brasília, programa de referência do Corpo de Bombeiros

Por Tânia Cruz
volta redonda amplia políticas de inclusão com parceria para projeto de cão guia divulgação secom

VOLTA REDONDA
O secretário Municipal de Proteção e Defesa Animal de Volta Redonda, Paulinho AP, esteve nessa quarta-feira, dia 17, em Brasília, acompanhado do secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, e do diretor do Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR), Jadiel Teixeira, para uma visita ao Programa Cão-Guia, realizado pela Associação Brasiliense de Ações Humanitárias (Abah), em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Durante o encontro, foram discutidas ações voltadas à ampliação da acessibilidade e da inclusão de pessoas com deficiência, além do fortalecimento de políticas públicas de proteção animal. Como resultado da visita, o programa disponibilizou um cão-guia para o município de Volta Redonda, cuja entrega está programada para o ano que vem.
Além disso, o município foi contemplado com vagas para militares participarem do curso de formação e treinamento de cães-guia. A iniciativa permitirá a capacitação de profissionais, criando condições técnicas e estruturais para um projeto inovador na cidade. A proposta é dar um passo ainda maior: implantar uma Escola de Cães-Guia em Volta Redonda, tornando o município referência estadual na formação desses animais e na promoção da autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência visual.
“A gente veio conhecer e tentar levar esse projeto para Volta Redonda. Todo o comando da corporação já mostrou qual o caminho nós podemos seguir. Será uma parceria longa e muito vitoriosa, porque vai atender muitas pessoas com deficiência”, afirmou o secretário municipal de Proteção e Defesa Animal, Paulinho AP.
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, falou sobre a oportunidade de conhecer o programa e buscar soluções para ajudar as pessoas com deficiência. “Nós fomos muito bem recebidos. Eles ficaram animados em saber como Volta Redonda se preocupa com a inclusão e autonomia das nossas Pessoas com Deficiência (PCDs). Com o cão-guia, elas podem circular com mais segurança. Firmamos essa parceria para no futuro a gente ter esse treinamento com os cães na nossa cidade”, disse.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos