VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda deu início a pré-inscrições para a formação da segunda turma para o curso superior em Administração para pessoas com deficiência (PCD). A graduação é oferecida pela prefeitura em parceria com o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), em ação batizada de “Diploma Cidadão”. A formação é gratuita.
Segundo o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, 18 candidatos já estão numa fila de espera e a expectativa é que a turma chegue a 37 alunos. Após a pré-inscrição, os interessados são orientados sobre a realização de uma prova, equivalente ao vestibular. Quem tiver feito Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também pode utilizar a nota para ingressar no curso.
“Deficientes físicos, surdos ou quem tem dificuldades de mobilidade podem se inscrever neste pré-cadastro. A expectativa é que o vestibular seja realizado no fim de janeiro e as aulas iniciem em fevereiro. A oferta deste curso é um sucesso e mostra que Volta Redonda é exemplo para os demais municípios do estado do Rio de Janeiro. Das 92 cidades, somente nós temos este curso. Isso mostra o quanto o prefeito Neto é sensível à questão dos deficientes”, frisou Uchôa.
Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (24) 3339-9031 ou comparecer à secretaria, que fica na Avenida 17 de Julho, nº 7, no bairro Aterrado.
Primeira turma chega à metade do curso
A primeira turma do “Diploma Cidadão” chegou à metade do curso de Administração no fim do ano passado. A graduação tem duração de quatro anos e auxilia, principalmente surdos, a estarem capacitados para o mercado de trabalho.
O projeto surgiu após a secretaria da Pessoa com Deficiência identificar um grande interesse de ingressar no ensino superior por parte deste público, que buscava se capacitar e melhorar a sua colocação no mercado de trabalho. Dos 30 alunos que iniciaram o curso, 28 seguem na turma, ultrapassando barreiras e se tornando exemplos de perseverança.