RESENDE
Em comemoração aos 30 anos do VolksBus, a Volkswagen realizou nesta terça-feira, dia 23, em Resende, o lançamento do Euro 6, o Volksbus 8.180. São oito modelos em mais de 50 versões já disponíveis para vendas nos segmentos rural, urbano, fretamento e escolar.
Recém-lançados no Brasil, os novos ônibus Volkswagen já somam vendas de mais de 500 chassis para clientes em busca de suas vantagens operacionais, como a economia de combustível de até 5%, e também o conforto superior para motorista e passageiros. Em resposta à essa demanda do mercado, a montadora já amplia seu novo portfólio e também promete sucessor para modelos como o Volksbus 22.280, previsto para lançamento ainda em 2023.
O A VOZ DA CIDADE esteve presente no lançamento do Euro 6. De acordo com o vice-presidente de vendas, Ricardo Alouche, a marca já está presente em mais de 30 países e apresenta plano de expansão. “São mais de 175 mil VolkBus já produzidos nestes 30 anos, 27 mil apenas para o programa Caminhos da Escola. O Brasil é feito de ciclos e continuamos acreditando e investindo no país, estamos prontos para atender a qualquer demanda”, avalia.
Ele comenta que a fábrica de Resende, é flexível, e está preparada para crise e para crescimento de mercado. “Estamos operando em dois turnos com quadro reduzido de funcionários, e estamos com expectativa de abrir o 3º turno e consequentemente, novos postos de trabalho”, disse.
Para ele, o mercado de 2023 está promissor. “As cidades estão renovando contratos de suas frotas, temos a retomadas das compras represadas por conta da pandemia. Aporte de recursos federais e concessão de subsídios no transporte público, temos também a retomada do turismo rodoviário. O cenário também apresenta tendência de queda na taxa de juros e melhoria de crédito, além disso, estamos em fase de nova licitação do Caminhos da Escola”, enumera, acrescentando que para o projeto, a previsão é que sejam entregues 11,4 mil ônibus.
Já o vice-presidente de engenharia, Rodrigo Rocha, fala que segurança é prioridade dos modelos apresentados. “São carros com controles de sensores, estabilizadores, acionamento inteligente, controle de trações, e diversos outros itens. São produtos sustentáveis, com motores compatíveis para biodiesel, pensando em economia circular, além de conectividade e mais rentabilidade”, aponta.
100% elétrico
Ainda durante o evento, a montadora apresentou aos profissionais de imprensa o seu primeiro protótipo de ônibus 100% elétrico, em linha com as tendências que despontam no cenário automotivo para o transporte de passageiros. O modelo tem como base a experiência da empresa com a eletromobilidade, como pioneira no desenvolvimento e produção em larga escala de veículos destinados a transporte de cargas na América Latina.
Essa etapa preliminar envolve rodagens no campo de provas de seu centro mundial de pesquisas em Resende, além da circulação em cidades próximas. Sua vocação é urbana e a viagem inaugural com passageiros teve como itinerário rotas dentro da própria fábrica.
Já para o mercado externo, a VWCO dá a largada na exportação de seus primeiros chassis com a tecnologia Euro 6 (ou Proconve P8 na legislação nacional) a partir do Brasil.
De acordo com o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o destino final é a Colômbia, que já opera com esse patamar de exigência para níveis de emissões. “São 30 anos desde a criação de nossa linha de ônibus Volksbus e acumulamos quilometragem suficiente para entender e até mesmo antecipar as necessidades do mercado. O resultado reverte em vendas: estamos crescendo acima do mercado e já lançamos mais modelos de chassis para os clientes que busquem um micro-ônibus VW. Tudo isso ao mesmo tempo em que iniciamos exportações do portfólio mais avançado da marca e testes com nosso primeiro protótipo 100% elétrico”, avalia Roberto Cortes.
Mercado em alta
As primeiras 500 unidades dos novos ônibus Volkswagen estão previstas para serem entregues ao longo dos próximos meses para modernizar frotas de clientes ao redor de todo o Brasil. Parte dos chassis está em fase de encarroçamento e há também unidades em produção. O volume servirá para manter aquecidas as vendas de ônibus da montadora, que registra um crescimento de mais de 100% em seus emplacamentos voltados ao transporte de passageiros no primeiro quadrimestre de 2023 com relação ao mesmo período do ano anterior, resultado acima da média do mercado (cerca de 70%).
Portfólio entrega vantagens operacionais
Para acompanhar esse crescente nas vendas de ônibus, a família Volksbus está em expansão. Agora são oito novos modelos, que se desdobram em mais de 50 variações para contemplar diferentes aplicações, com configurações especiais para operação em terrenos rurais ou para garantir maior conforto com suspensão pneumática, por exemplo, além do entre-eixo adaptado à necessidade de transporte do cliente.
O mais novo integrante é o Volksbus 8.180, que completa a oferta da melhor linha de ônibus Volkswagen de todos os tempos, lançada com o conhecimento acumulado em seus 30 anos de mercado. Economia de combustível de até 5%, conforto superior, segurança ativa e maior tecnologia são os principais diferenciais que garantem esse título à nova família Volksbus. Tudo isso se traduz em mais produtividade e custo operacional mais eficiente.