RESENDE
Após reunião entre o Consórcio Modular, Sindicato dos Metalúrgicos e a Comissão de Fábrica, a Volkswagen Ônibus e Caminhões, decidiu em consenso a ampliação da Medida Provisória 936 do governo federal que permite a suspensão temporária de contratos de trabalho e a redução salarial em razão dos efeitos da pandemia da Covip-19 na economia do país. Caso não aja consenso na votação, as negociações prosseguirão até as partes chegarem a um acordo satisfatório para ambas.
A votação online acontecem nesta terça-feira das 9 às 16 horas no site http://siscad.simec.com.br/votasmc/liberavotoweb.php?ideleicao=173&edmodo=0 /. O trabalhador deverá se identificar e responder os dados que lhe forem solicitados. Se aprovado, o acordo passará a vigorar a partir do próximo dia 27. Além da garantia do emprego, os benefícios serão integralmente mantidos, segundo a empresa.
MUDANÇAS
Para a área de produção, a medida será para o pessoal considerado excedente. A proposta é suspender os contratos de trabalho por dois meses. Neste caso, a fábrica paga os 30% do salário líquido, enquanto o governo compensa com 70% com o valor do seguro-desemprego. Não haverá desconto proporcional do 13º salário e férias. A proposta é de que a medida vigore por 60 dias, tempo pelo qual a empresa assegura que não fará corte de pessoal.
Já para a área administrativa, a redução de jornada de trabalho e salários será de 25%. Através da MP, o governo compensa parte da perda com 25% do valor do seguro-desemprego a que o trabalhador teria direito, o período previsto neste caso é de três meses, tempo pela qual a empresa se compromete a não fazer demissões.
Fake news assusta trabalhadores da CSN Porto Real
Circulam nas redes sociais uma noticia de que a CSN Porto Real, antiga GalvaSud, teria iniciado o processo de fechamento da unidade e que algumas demissões já começariam neste sábado. Procurada a assessoria de imprensa da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) disse que tal informação não procede.