Os vereadores receberam, esta semana, representantes da área de Segurança Pública para discutir alternativas para o setor. O encontro foi feito a pedido do vereador Cláudio De Araújo (PMDB). Participaram do encontro, o delegado titular da 89ª Delegacia Legal de Polícia Civil, Marcelo Nunes Ribeiro; o comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Rogério Jacques; o diretor da Cadeia Pública de Resende Inspetor Luís Fernandes Bandeira Duarte, Eliel Ogawa.
Durante o encontro, os vereadores informaram que foi aprovado recentemente, pelo Plenário, um projeto de lei que autoriza o repasse de parte da verba oriunda de alvarás e licenças para o setor de Segurança do município. A medida tem o objetivo de reforçar as ações na área de segurança. A proposta já foi enviada à prefeitura e aguarda a sanção do Executivo para ser colocada em prática.
O delegado Marcelo Ribeiro e o comandante da PM, Jackes, apontaram a falta de efetivo como uma das principais dificuldades enfrentadas pelas corporações e ressaltaram a crise financeira do estado como um dos obstáculos para superar essa situação. Os vereadores, por sua vez, propuseram marcar uma reunião junto ao governo estadual para solicitar o aumento do número de policiais militares e civis em atividade no município. Já o diretor da Cadeira Pública, Ogawa, contou que 67 presos foram trazidos da capital para Resende em agosto, mas salientou que a unidade opera sem superlotação e que ainda há vagas disponíveis.
De acordo com o vereador De Araújo, além de debater estratégias para reforçar a segurança na cidade, o encontro teve a função de estreitar os laços entre o Legislativo e as autoridades do setor. “A boa comunicação e o trabalho conjunto entre a Câmara e esses órgãos são fundamentais para que Resende tenha sucesso nas suas reivindicações e se torne uma cidade mais segura e menos violenta”, comentou o parlamentar.