RESENDE
A Câmara de Vereadores encerra na noite desta sexta-feira, dia 1º, a entrega de homenagens a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município. Por conta da pandemia, as honrarias, que fazem parte o aniversário de 220 aos de Resende, foram entregues ao longo de quatro noites. A partir das 19 horas, no Plenário vereador Alceu Vilela Paiva Júnior, serão entregues os prêmios Profissional Emérito, Professor Emérito e a Medalha Ruy Barbosa.
Na noite de quinta-feira, dia 30, os vereadores entregaram a Comenda Conde de Resende, do Prêmio Destaque do Ano, da Medalha Tácito Vianna Rodrigues e da Medalha Claudionor Rosa. O evento contou com a presença do prefeito Diogo Balieiro; do secretário municipal de Saúde Tande Vieira; do ex-vice-prefeito Oscar Sampaio e do vereador de Barra Mansa Marcell Castro.
Os vereadores entregaram a Comenda Conde de Resende ao médico Carlos Alberto da Fonseca; Newton Fernando Araújo Brant, Isaque Almeida Farizel, Alfredo da Silva Duarte e José Djalma da Silva Filho. Já o Prêmio Destaque do Ano foi ofertado a Volskwagen Caminhões e Ônibus e Dr. Ricardo Gomes Graciosa Filho. Enquanto que a Medalha Tácito Vianna Rodrigues foi oferecida a Antônio Carlos Ferreira Baptista e Jesuel Ferreira de Sá e a Medalha Claudionor Rosa a Marcos Emídio de Freitas e João Saboia.
Nesta noite serão entregues os prêmios de Profissional Emérito ofertados a Miriam de Fátima Aniceto, Dr. Edgard Vicente Machado Scopacasa, James Moreira, Márcia Regina Balieiro de Almeida e Dr. Nilo Ritton. Já o Professor Emérito será entregue a Claudia Helena Laureano da Silva, Onofre Bueno Filho, Sandra Valéria Guimarães, Mario Aníbal Simon Esteves e Roberta Guimarães Lamin Pereira e a Medalha Ruy Barbosa a Edson Brasil, Élio Rodrigues da Silva Júnior, Mayara Prado, Magnum Roberto Cardoso e Lucas Fecher Gayoso Prates.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos, o desmembramento do evento em quatro noites é uma forma de manter a tradição sem abrir mão da segurança. “Sabemos da importância que o as festividades que marcam o aniversário da cidade têm para a população, mas não podemos deixar de lado os cuidados que a pandemia ainda requer. Por isso, optamos por dividir as tradicionais homenagens do Legislativo Municipal em quatro noites, evitando aglomerações”, justificou o presidente.