Vereadora sugere a criação da Patrulha Municipal Maria da Penha em Porto Real

Por Cyntia Freitas

PORTO REAL

A vereadora Fernanda Emerenciano dos Santos, a Fernandinha (PDT), apresentou, nesta semana, indicação cobrando medidas mais efetivas, por parte do governo, no enfrentamento à violência contra a mulher. A parlamentar solicitou ao Executivo a implantação de políticas públicas municipais para garantir os direitos e a segurança dessas mulheres vítimas de violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial. No documento, a autora da propositura sugere a criação da “Patrulha Municipal Maria da Penha”. A sugestão foi aprovada pelos demais vereadores e agora segue para análise do prefeito.

Para a parlamentar, com políticas adequadas seria possível garantir o acolhimento dessas vítimas e oferecer um atendimento integrado, qualificado e mais humanizado. “Temos o trabalho assistencial oferecido pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), mas precisamos ampliar os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência na nossa cidade com o estabelecimento de novas estratégias preventivas e protetivas apropriadas. A criação da patrulha representaria um avanço significativo nesta luta dentro do município e ajudaria a salvar a vida de muitas mulheres”, destacou Fernandinha.

A “Patrulha Municipal Maria da Penha” será realizada pela equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) e visa oferecer acompanhamento a mulheres em situação de violência e que tiveram medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça. Com viatura devidamente identificada, o grupo realizará visitas regulares à residência das vítimas para fiscalizar o cumprimento das medidas estabelecidas pelo Judiciário, além de prestarem esclarecimentos e orientações importantes, visando à difusão de informações sobre a Lei Maria da Penha e difusão dos direitos assegurados à ofendida.

AGOSTO LILÁS

No mês em que se comemora os 15 anos da implantação da lei Maria da Penha e quando várias cidades promovem ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás, a vereadora Fernandinha, segue ainda mais atuante em defesa da vida e dos direitos das mulheres.  A parlamentar tem se dedicado ao tema e realizado visitas a órgãos e instituições do segmento, em busca de conhecimento para embasamento e concretização de futuros projetos.

Recentemente, Fernandinha realizou uma visita ao Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), na 89ª Delegacia de Polícia (DP) de Resende, onde pode conhecer os trabalhos desenvolvidos em busca de alternativas para incentivar a criação de um núcleo em Porto Real. Também teve a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Defesa das Mulheres (Comissão OAB Mulher Resende), na sede da OAB Resende, onde teve uma conversa esclarecedora sobre a importância do Conselho Municipal de Proteção da Mulher e da Rede de Apoio no município para a defesa dos direitos das mulheres. “O futuro melhor que a gente quer, depende do que a gente está construindo agora”, concluiu.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos