RESENDE
A vereadora Soraia Balieiro (PSD) solicitou melhorias para o distrito da Vila da Fumaça, na zona rural do município. Uma das indicações diz respeito a Cachoeira da Fumaça, considerada ponto turístico do distrito, que precisa de melhorias, segundo Soraia. Já em outra propositura, a parlamentar sugere a instalações de lixeira, enquanto que na outra solicita iluminação. Todas as melhorias são para a Vila do Tatu.
Na indicação nº 7.459, Soraia propõe ao Executivo a limpeza e a instalação de um guarda-corpo na cachoeira. A vereadora alega que a falta de capina vem prejudicando o potencial turístico do local. “O mato está muito alto, o que dificulta o acesso dos visitantes e dá aspecto de descuido à cachoeira”, aponta a parlamentar. No que diz respeito ao guarda-corpo, Soraia argumenta que a instalação visa evitar acidentes e estimular o público a frequentar mais o espaço.
A Vila Tatu, também no distrito, foi tema de outras duas indicações recentes à Prefeitura. Na indicação nº 7.460/2024, ela pede a instalação de lixeiras comunitárias em pontos estratégicos da estrada próxima à Vila do Tatu. “Os moradores colocam o lixo retirado das residências no chão, e animais de pequeno e/ou grande porte acabam espalhando o lixo pelas ruas. As lixeiras vão evitar essa situação”, argumenta.
Já por meio da indicação nº 7.405/2024, Soraia propõe a instalação de novos braços de iluminação na estrada da Vila do Tatu. De acordo com a parlamentar, a medida é uma solicitação dos moradores, que afirmam que a pouca iluminação causa sensação de insegurança.
TRATOR DE COMPACTAÇÃO
A vereadora Soraia solicitou um estudo de viabilidade visando a aquisição de trator de compactação para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, para atender a área rural de Resende. “Tal indicação é necessária, uma vez que a Secretaria de Desenvolvimento Rural possui atualmente apenas um trator de compactação, não atendendo com agilidade toda a área rural, devido a sua grande extensão”, justificou a vereadora.