BARRA DO PIRAÍ
Em pleno mês de combate ao câncer de mama e colo de útero, o Outubro Rosa, a Vereadora Roseli Enfermeira, de Barra do Piraí, conhecida por sua atuação na área da saúde, destacou os desafios enfrentados pelas mulheres no acesso a exames preventivos e tratamentos para o câncer de mama. Roseli ressaltou a urgência de políticas públicas que garantam diagnóstico precoce. “Muitas mulheres, infelizmente, não conseguem chegar a tempo ao primeiro atendimento oncológico. Conheço casos recentes de 2024 em que o diagnóstico foi feito tão tardiamente que o tratamento nem pôde ser iniciado”, disse.
Ela enfatizou que a fila de espera e a demora nos resultados de exames, como a biópsia, agravam a situação, sobretudo em casos em que as pacientes precisam ser encaminhadas a hospitais especializados no Rio de Janeiro. Ela está com um projeto de lei em análise pela Câmara, que dispõe sobre a concessão do direito à dispensa anual de ponto para a realização de exames preventivos de controle do câncer de mama e do câncer de útero.
Ela acredita que a aprovação dessa proposta pode fortalecer a conscientização e a prevenção dessas doenças entre as funcionárias do município. “Mas é necessário que haja uma política pública de comunicação social em saúde, divulgando amplamente esse direito. Só assim, com mais informação e acesso, conseguiremos proteger ainda mais a saúde da mulher”, afirmou a vereadora.
Entre suas iniciativas, Roseli também apontou a necessidade de descentralizar ainda mais os atendimentos, levando-os às unidades de saúde dos bairros por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Segundo a vereadora, embora a coleta de exames preventivos tenha avançado, o diagnóstico e tratamento do câncer de mama ainda enfrentam desafios estruturais no município.
PROJETOS EM PROL DA SAÚDE DA MULHER
Roseli também tem atuado fortemente em outras frentes na saúde da mulher. Entre seus projetos já instituídos estão à inclusão da Caminhada do Outubro Rosa no calendário oficial do município; o direito a acompanhante para todas as mulheres em consultas e exames, tanto em estabelecimentos públicos quanto privados; e a distribuição de absorventes higiênicos para alunas da rede pública municipal com renda familiar de até um salário mínimo. Com essas ações, a vereadora reforça sua missão de garantir mais dignidade e cuidados para as mulheres de Barra do Piraí.