BARRA DO PIRAÍ
Mais de 50 cordões de girassol foram distribuídos na cidade pela vereadora Kátia Miki (Cidadania). Eles são destinados para pessoas com deficiência e transtornos ocultos. A entrega aconteceu na Câmara de Vereadores e participaram da solenidade os familiares e pessoas atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e pelo Grupo pelos Direitos dos Autistas (GDA).
“O Cordão de Girassol foi criado em 2016 em Londres e ainda é pouco conhecido no Brasil, mas amplamente reconhecido no mundo e aceito em portos e aeroportos. Ter um instrumento que permita o reconhecimento fácil e rápido de crianças e adultos com deficiências ocultas dá mais segurança tanto para o deficiente quanto para a população, em geral. É mais um passo na luta por respeito e empatia”, destacou.
Segundo a vereadora, foi usado recurso próprio para confeccionar algumas unidades do ‘Cordão de Girassol’. Kátia é autora do projeto de lei que dispõe sobre a criação e distribuição gratuita do mesmo para pessoas que possuam doenças, deficiências ou transtornos considerados ocultos. Esse projeto já foi aprovado e seguiu para análise do prefeito Mario Esteves. “Estamos engajados nesta luta em prol de mais direitos e políticas públicas para as pessoas com deficiência. Esperamos que o prefeito sancione a nossa lei e que a coloque em prática. Fazer uso do cordão de girassol, facilitará a identificação desse público e irá assegurar os direitos e a atenção especial necessária, garantindo assim o seu atendimento prioritário e mais humanizado”, concluiu.