ITATIAIA
Itatiaia terá um novo prefeito até que as eleições suplementares aconteçam. O terceiro apenas em 2021. Pelo menos isso ficou decidido durante eleição da presidência da Mesa Diretora que ocorreu na câmara na noite de quarta-feira, 15. O vereador Thiago Rodrigues Moreira, o Thiaguinho (DEM), foi o único que se inscreveu e foi escolhido por unanimidade entre os nove vereadores presentes. Dois deles, Vander Leite e Imberê Moreira estavam ausentes. Thiago é estreante na política, foi eleito para seu primeiro mandato. O então prefeito interino, Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho, não participou da votação, o que era possível. Não foi informado o motivo da sua não participação.
Thiaguinho disse que há pouco mais de um ano era apenas um cidadão de Itatiaia com um sonho: melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, através da política. Disputou então o pleito no ano passado quando obteve 731 votos, o quarto melhor votado. “Ao assumir como vereador iniciei o trabalho com fiscalizações contínuas, proposições, indicações e projetos de lei que poderiam melhorar a vida do cidadão. Citou o que aconteceu neste ano que causou uma instabilidade política e administrativa na cidade.
“Sabemos que temos muitas coisas a fazer e conto com a ajuda dos vereadores e dos cidadãos. Quero poder representar todos e zelar pelos direitos dos cidadãos. Finalizo fazendo uma citação de Winston Churchill: ‘Melhor lutar por algo, do que viver para nada’. Vou permanecer lutando contra todas as ideologias contrárias ao avanço da minha cidade”, afirmou Thiago.

Vereador Thiaguinho é um jovem na política – Foto: Divulgação
Com a eleição de Thiaguinho, Vaninho fica convocado a retornar ao Legislativo nesta quinta-feira, 16, para ocupar o cargo de presidente, já que ele é o primeiro vice-presidente eleito para o biênio 2021/2022.
DECISÃO JUDICIAL
A eleição da presidência da Câmara de Itatiaia foi determinada pela juíza Carolina Dubois Fava de Almeida, no início desse mês, diante da vacância do cargo. Ela aceitou a decisão dos vereadores que entenderam pelo afastamento de Imberê Moreira que tinha se licenciado do cargo por prazo superior a 90 dias, que é o permitido no Regimento Interno. Imberê foi o primeiro prefeito interino neste ano, pois foi eleito presidente da câmara em janeiro, mas foi afastado seis meses depois pela Justiça, por suspeita de improbidade administrativa.
Com a vacância do cargo, nova eleição teria que ser marcada. Vaninho poderia participar, podendo ser eleito e continuar interinamente no cargo.
Antes da marcação da eleição, houve até destituição do então presidente interino Tim Campos, mas a juíza não acatou.
Thiaguinho fica como prefeito interino até que um novo prefeito e vice sejam eleitos. As eleições suplementares estão marcadas para o dia 13 de março de 2022.