>
renascer ead digital

Vereador sugere grupo especializado na Guarda Municipal contra violência doméstica

Proposta busca ampliar proteção a vítimas e reforçar ações preventivas

Por Cyntia Freitas
35.cf.res.polÍtica.vereador sugere grupo especializado na guarda municipal.lÉodocirco.divulgaÇÃocmpr
728x90 refis

PORTO REAL

A criação de um grupo especializado dentro da Guarda Civil Municipal para a proteção de vítimas de violência doméstica no município foi sugerida pelo vereador Leonardo Odilon de Novais, o Léo do Circo (PDT) a Prefeitura de Porto Real. A medida busca enfrentar o crescimento dos casos de agressão contra mulheres, crianças, idosos e outros grupos vulneráveis. A proposta, que contou com coautoria de outros vereadores, foi encaminhada ao prefeito Alexandre Serfiotis para análise e possível implementação.

Segundo o vereador Léo do Circo, a violência doméstica é uma grave violação dos direitos humanos e um problema social que exige ações efetivas e especializadas para sua prevenção e combate.  Ele argumenta ainda que o enfrentamento exige uma resposta efetiva do poder público.  “Muitas vítimas têm dificuldade para denunciar seus agressores e obter proteção adequada. Com um grupo especializado, a Guarda Municipal poderá oferecer um atendimento humanizado e um acompanhamento contínuo, garantindo mais segurança às vítimas e fortalecendo o combate à violência doméstica”, afirmou o parlamentar.


De acordo com a proposta do vereador, o grupo especializado atuaria em parceria com órgãos como a Delegacia da Mulher, o Ministério Público e a Defensoria Pública, além da rede de assistência social. Entre suas funções, estariam a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, a realização de rondas preventivas e o atendimento imediato em situações de risco. “Um grupo especializado proporcionaria um atendimento humanizado e ágil, garantindo um acompanhamento contínuo dos casos e a segurança necessária para que as vítimas possam se libertar do ciclo de violência”, ressalta Léo do Circo.

Além da proteção direta às vítimas, a proposta também prevê ações educativas para conscientizar a população sobre a importância da denúncia e a prevenção da violência. “A criação de um Grupo Especializado na Guarda Civil para a proteção de vítimas de violência doméstica e familiar é uma medida essencial para garantir o direito à segurança e à dignidade dessas pessoas. Trata-se de um investimento na proteção da vida e no fortalecimento das políticas de combate à violência, assegurando que nenhuma vítima fique desamparada”, complementa.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos