VOLTA REDONDA
Rodrigo Furtado, vereador de Volta Redonda, encaminhou à prefeitura um pedido dos moradores do bairro Voldac, solicitando a reavaliação do tráfego na Avenida Beira Rio, que atravessa parte da comunidade. De acordo com ele, os moradores pedem o retorno da mão dupla na via, recentemente alterada, o que, segundo a população, tem gerado transtornos na mobilidade da região.
A proposta visa permitir que os motoristas que saem da Ilha São João em direção ao Voldac possam, ao atravessar a Ponte Engenheiro Mário Luiz Hasek, voltar a realizar a conversão à direita, facilitando o acesso à Avenida Nossa Senhora do Amparo, a principal via do bairro. Atualmente, para alcançar essa avenida, os condutores são obrigados a seguir até o trevo da Barreira Cravo, o que gera grande congestionamento na Rua Artur Luiz Corrêa, especialmente nos horários de pico.
Segundo o vereador, com as modificações recentes no tráfego, os moradores apontam que, para acessar bairros como Retiro, São Luiz e Santa Cruz, têm sido obrigados a utilizar rotas alternativas mais congestionadas. “Além disso, o tráfego dos bairros Santo Agostinho, Volta Grande, Barreira Cravo, San Remo e Aero também foi direcionado para o semáforo na saída da Barreira Cravo, criando, segundo o documento, um “tremendo caos” no trânsito da área”, completou.
Com isso, o vereador sugeriu, em ofício às autoridades, o retorno da mão dupla na Avenida Beira Rio e uma obra em parceria com a Secretaria Municipal de Obras. A proposta envolve reduzir as calçadas da antiga Sul Fluminense para manter o estacionamento e melhorar o fluxo de veículos. O objetivo é melhorar a mobilidade, segurança e agilidade no trânsito local, e a comunidade aguarda uma resposta da Prefeitura e da Secretaria de Mobilidade Urbana sobre a viabilidade das mudanças.