VOLTA REDONDA
Recentemente, o vereador Hálison Vitorino protocolou um Projeto de Lei que institui o Programa Família na Escola em Volta Redonda. Em breve, o PL será levado ao plenário para votação. O objetivo da proposição, segundo o parlamentar, é promover o fortalecimento do aprendizado através da integração entre família e escola. Isso por meio da realização de atividades e eventos no espaço escolar, ressaltando a importância da participação familiar nas atividades acadêmicas, na formação moral, ética e pessoal dos indivíduos.
Visa ainda realçar a importância da participação dos familiares na construção conjunta, com a escola, do processo de aprendizagem dos alunos através da aproximação dos familiares ao ambiente escolar.
Consta no parágrafo único do PL que, o Dia Nacional da Família na Escola foi estabelecido pelo Ministério da Educação em 2001 e celebrado no dia 24 de abril. Buscando reforçar e valorizar esta iniciativa, Volta Redonda estabelece a “Semana da família na Escola”, como forma de homenagear a importância da interação família e escola, proporcionando às unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de organizar eventos e atividades neste período aproximando os familiares do ambiente escolar.
PROMOVER REUNIÕES E EVENTOS PARA A FAMÍLIA
Conforme o Art. 2º do projeto, a Prefeitura de Volta Redonda, para atingir os objetivos desta propositura, através de seus órgãos competentes, poderá promover reuniões pontuais, eventos para a família, exposições de trabalhos, atividades culturais e desportivas, palestras e debates, além de utilizar a tecnologia como ferramenta de aproximação entre escola e família e as redes sociais também como ferramenta.
Em sua justificativa para a criação do PL, Hálison destacou que a aproximação entre família e escola é essencial para o aprimoramento do resultado no processo de aprendizagem dos alunos. Lembrou ainda que, a família é considerada a responsável direta pela formação dos indivíduos, contudo, a função de fornecer uma educação formal por meio das diretrizes educacionais, é da escola. “Como consequência disso, a instituição de ensino e a família se tornam corresponsáveis pela formação afetiva, social e cognitiva dos alunos”, declarou o parlamentar.
Consta também no texto o projeto que, a presença dos familiares na escola de forma regular, vivenciando o cotidiano da criança, faz com que ela perceba o valor da educação e sinta-se mais motivada. “Esta iniciativa pode diminuir a evasão escolar e possibilitar aos alunos um melhor desempenho no processo de aprendizagem”, explicou o vereador.