PORTO REAL
Preocupado com a saúde materna no município, o vereador Renan Márcio de Jesus Silva (Solidariedade) sugeriu ao Poder Executivo a reabertura da maternidade municipal e a criação de um programa de entrega de kits maternidade para gestantes do município. A propositura, aprovada pelo Plenário, foi encaminhada para apreciação do prefeito Alexandre Serfiotis
A proposta, segundo o parlamentar, destaca que a maternidade local foi desativada, comprometendo o direito das gestantes a um parto humanizado, seguro e próximo de casa. Ele explica que a ausência de atendimento obstétrico no município aumenta os riscos de complicações em casos de urgência e sobrecarrega unidades hospitalares da região.
A indicação também prevê a entrega de um Kit Maternidade, com itens essenciais como roupas, fraldas, toalhas e produtos de higiene, destinado principalmente a famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa tem como objetivo garantir dignidade e acolhimento social, promovendo mais equidade no cuidado materno-infantil.
“É uma medida que fortalece a atenção básica à mulher e à criança, alinhada às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirma Renan Márcio. Ele reforça que a saúde é um direito constitucional e que a retomada das atividades da maternidade representa um avanço significativo na proteção da vida e da dignidade das gestantes e dos recém-nascidos.