RESENDE
Preocupado com a acessibilidade e a mobilidade de pessoas portadoras de doenças crônicas, o vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos) solicitou ao Poder Executivo, que sejam destinadas vagas exclusivas nos ônibus do transporte municipal.
Ao justificar o estudo de viabilidade, Reginaldo Engenheiro Passos disse que a indicação é importante, uma vez que os portadores de doenças como câncer, Aids, entre outras, não possuem assentos reservados no transporte público. “Devido a enfermidade, os portadores de doenças crônicas se encontram fracos e debilitados. Essa solicitação pode ajudá-los a ter mais dignidade no traslado dentro do coletivo urbano, com um conforto maior no momento em que são vítimas de doenças desumanas e que destroem qualquer ânimo de circular em meio a sociedade”, explica o parlamentar.
Em outra indicação, o vereador pediu que a prefeitura a entrega de vale transporte para as famílias que estão no período de avaliação de exames de diagnóstico de pessoas com deficiência. Ele explicou que o vale transporte só é oferecido para as famílias após o diagnóstico concluído, prejudicando o andamento do processo. “Muitas famílias interrompem os exames por não terem condições de arcar com as despesas do transporte, desistindo do tratamento antes mesmo de iniciar o tratamento e quem perde são as crianças. Uma outra opção, seria no caso dos alunos da escola que apresentam algum sintoma de deficiência, as psicólogas deveriam realizar os atendimentos no próprio colégio, acompanhando nesse período que antevê ao diagnóstico, facilitando a continuidade o tratamento”, argumentou Reginaldo.