RESENDE
Visando promover a acessibilidade na área do Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, onde acontece a Exposição, Agropecuária, Industrial e de Serviços de Resende (Exapicor) que este ano vai comemorar o 222º aniversário do município, o vereador Tiago Forastieri (PP) propôs à prefeitura uma série modificações. O pedido foi feito por meio da indicação nº 6294/2023, enviada a administração municipal para estudos de viabilidade.
Dentre as propostas estão a instalação de rampas de acesso em todas as áreas do evento e a criação de um espaço exclusivo para cadeirantes e deficientes visuais e auditivos, em local seguro e de fácil acesso aos shows. O intuito, segundo o vereador Tiago, é permitir a circulação de cadeiras de rodas e estimular a participação de pessoas com deficiência em geral no evento. Outras medidas reivindicadas foram: disponibilização de banheiros adaptados, sinalização com informações em braile e placas visuais para a orientação dos visitantes com deficiência visual e interpretação dos shows em Libras, tanto no palco principal, quanto nos demais palcos em que serão realizadas apresentações. O vereador sugere, ainda, o treinamento e capacitação da equipe de funcionários, bem como a proibição do uso de fogos de artifício que emitam ruídos.
As medidas, de acordo com Forastieri, vão contribuir para que Resende se torne referência no que diz respeito à inclusão. “A implementação dessas medidas não apenas garantirá o direito de participação de todas as pessoas, mas também promoverá uma cultura de inclusão e respeito em nosso município”, avalia o parlamentar.
REGULARIDADE NA LINHA DE BULHÕES
O vereador Tiago Forastieri também teve aprovada indicação pelo Plenário relacionada ao transporte público municipal feito pela concessionária Princesinha do Vale. Tiago solicitou ao Poder Executivo a regularização na linha de ônibus 340 para atendimento dos moradores do distrito de Bulhões. “Peço a regularidade na linha de ônibus 340, a fim de atender os moradores de Bulhões. Nesta região, existem muitas pessoas que dependem do transporte público para exercerem as suas atividades diárias, como trabalho, estudo e acesso a serviços básicos. No entanto, temos notado uma falta de regularidade na frequência e horário dos ônibus que atendem essa região, o que tem gerado inconvenientes e dificuldades para os cidadãos”, justificou o parlamentar.