>

Vereador pede implantação de sistema de lombada eletrônica em Resende

Por Cyntia Freitas

RESENDE

O vereador Caio Sampaio (PDT) sugeriu a prefeitura faça a readequação dos redutores de velocidade em todo o município. A proposta do vereador é que seja implantado um sistema de lombada eletrônica visando a organização do trânsito.

Segundo Caio Sampaio a medida visa à substituição das lombadas, quebra-molas e faixas elevadas implementando o sistema de lombada eletrônica no município. A regulamentação fica e definição dos locais a serem instalados fica por conta do município. “A implementação do Sistema de Lombada Eletrônica tem o objetivo de colaborar na organização do trânsito da cidade, visto que em determinados horários e trechos, de alto fluxo, o caos é grande. O sistema pode ser usado para aplicar outros tipos de controle, entre eles, de fluxo apoiando se interligados a outros sistemas, como semáforos, câmeras de monitoramento, alerta de infratores, segurança e ordem pública”, argumenta o vereador, destacando que o sistema eletrônico beneficiará os automóveis particulares e públicos. “Os veículos terão menos despesas de manutenção, bem como os ônibus e táxi que também serão beneficiados e, portanto, poderemos ter os preços de passagens reduzidos”, ressaltou.

Sampaio informa que uma pesquisa realizada pelo IBOPE em parceria com a Associação Brasileira de Monitoramento e Controle Eletrônico (Abramcet) em 2002 mostra que 84% da população é a favor da fiscalização eletrônica. A instalação de equipamentos de fiscalização é mal vista apenas por uma parcela pequena da população, aquela que geralmente desrespeita a legislação de trânsito, os condutores contumazes. “A pesquisa aponta que este equipamento tem sido muito usado em áreas de grande circulação de pedestres e aí a baixa velocidade se faz necessária, pois quanto maior a velocidade do veículo, maior a gravidade do acidente”, informa o parlamentar. Ele também informa que os equipamentos são aferidos regularmente pelo Inmetro. “Além disso, pela resolução 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), há uma tolerância de até 7 km/h para velocidades menores que 100 km/h e varia para velocidades acima de 100km/h. Sendo assim, se eu estiver trafegando em uma via cuja velocidade é de 40km/h, e eu passar a 47km/h, não serei multado, pois estou dentro do limite de tolerância. Assim, atendendo à regulamentação, as imagens dos veículos somente são capturadas quando os mesmos trafegam acima do limite de tolerância da velocidade regulamentada”, explica.

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos