RESENDE
Símbolo da resistência negra contra a escravidão, o Quilombo do bairro Vicentina II, localizado na região Central do município, pode ser beneficiado com a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A proposta foi feita pelo vereador Matheus Oliveira (Podemos) à Prefeitura por meio da indicação nº 6278/2023.
Ao justificar o pedido, Matheus disse que a implementação do serviço irá oferecer um maior amparo aos moradores da localidade e arredores. “A ideia é dar apoio social àquela comunidade, contribuindo para que os quilombolas possam superar possíveis adversidades e ter uma vida pessoal e profissional bem-sucedida”, aponta o vereador.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. O trabalho é realizado por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar, composta por: psiquiatras, clínicos, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, equipe de enfermagem e farmacêuticos – a depender da modalidade do CAPS.
Vale destacar que cerca de 5 milhões de africanos foram trazidos à força para o país e escravizadas ao longo de 300 anos, até a abolição da escravatura em 1888. Os quilombos surgiram entre os séculos 16 e 19, fundados por escravizados que fugiam do regime de violência imposto por Portugal no Brasil.
Esses espaços de resistência e liberdade se espalharam rapidamente por todo o país e são uma realidade até os dias de hoje.
Segundo o Censo 2022, que pela primeira vez incluiu os quilombolas -, há cerca de 1,3 milhão de pessoas que se consideram parte desse grupo no país. O levantamento apontou, ainda, que o Sudeste é a segunda região brasileira com maior número de quilombolas, atrás apenas do Nordeste.
MANUTENÇÃO DE REDE DE ÁGUA PLUVIAL
A manutenção da rede de água pluvial das Ruas Natanael Galvão Batista e Doutor Ernani Adalberto de Cunto, no bairro Jardim Tropical, foram solicitadas ao Poder Executivo pelo vereador Matheus Oliveira.
De acordo com o vereador Matheus, o objetiva é prevenir os alagamentos e inundações nas vias públicas, uma vez que os bueiros da localidade se encontram entupidos, e com isso, estão causando riscos sanitários e odores. “Peço que seja feita a desobstrução dos bueiros das referidas ruas, como medida de segurança e saúde pública”, complementou.