ITATIAIA
Como o propósito de tornar o município cada vez mais sustentável, ambiental, social e economicamente, o vereador Alexandre Campos, o Tim (Solidariedade) sugeriu ao Poder Executivo a instalação de biodigestores nas creches, pré-escolas, escolas e postos de saúde. Os biodigestores são utilizados na decomposição de matéria orgânica, seja de produção vegetal, como folhas, palhas, restos de cultura, ou de produção animal, como esterco ou de atividades humanas, além de resíduos industriais. A decomposição passa por um processo de digestão anaeróbica, realizada através da atividade de bactérias, resultando em biogás e biofertilizante. A proposta do vereador foi aprovada, por unanimidade pelo Plenário, e oficializada para o prefeito Irineu Nogueira (MDB).
Ao justificar o pedido de estudo de viabilidade, Tim Campos, ressaltou que o saneamento básico é um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do município, englobando abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbano, drenagem urbana, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais. Ele ainda esclareceu que neste sentido a Lei Federal 14.026/2020 teve por objetivo permitir aos municípios dar maior eficiência à prestação destes serviços, em particular no que se refere ao esgotamento sanitário sabe-se que no Brasil cerca de 100 milhões de pessoas não tem acesso à coleta de esgoto, o que acaba por resultar em doenças que poderiam ser evitadas. “Os serviços de coleta e tratamento dos esgotos levam uma série de benefícios tais como à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, em especial na saúde Infantil com redução da mortalidade infantil, melhorias na educação, na despoluição dos rios, entre outros. As metas de universalização do saneamento básico no Brasil foram estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento estabeleceu que 99% da população brasileira seja atendida com abastecimento de água e 90% da população com esgotamento sanitário, incluindo coleta e tratamento de esgoto, até 2033”, destacou o parlamentar.
Tim campos afirmou que o saneamento básico é considerado um serviço público essencial para a promoção da saúde e, sua deficiência resulta no aumento de doenças o que leva a novas pressões sobre o sistema de saúde. “Neste momento entendemos que se faz necessário aprofundarmos nessas ações no sentido de implementarmos políticas públicas e estratégias para solucionar a questão do serviço de coleta e tratamento de esgoto. Nessa direção podemos tomar esta iniciativa realizando a instalação de biodigestores nas creches, pré-escolas, escolas e nos postos de serviços de saúde. Sabemos que o desafio é grande e se faz necessária a adoção de uma gestão adequada e a tomada de iniciativas que promovam as melhorias da prestação do serviço de coleta e tratamento de esgoto e o bem-estar de nossa população”, argumentou
BIODIGESTOR
Vale destacar que o biodigestor é um equipamento usado para otimizar o processo de decomposição da matéria orgânica por meio da ausência do oxigênio. Chamado de biodigestão, esse processo traz uma série de benefícios, como reaproveitamento do resíduo orgânico, produção de fertilizantes e biogás, uma mistura de gás metano com gás carbônico. Esse processo de biodigestão ganhou ainda mais relevância após a aprovação da Política Nacional de Resíduos.