RESENDE
O vereador Nélson da Silveira Diniz, o Nelsinho Diniz (União Brasil) sugeriu ao Poder Executivo a implantação de câmeras de leitura de placas de veículos (LPRs) em dois pontos do município. As indicações do paramentar foram aprovadas pelo Plenário e encaminhada para o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
De acordo com a proposta do vereador Nelsinho, como é conhecido, as câmeras de LPRs seriam instaladas na Estrada Resende-Riachuelo e na rotatória localizada no bairro Cabral, que dá acesso a RJ-161 (Vargem Grande). Ao justificar o estudo de viabilidade, ele explicou que as câmeras LPRs oferecem uma série de vantagens aos usuários, pois é possível capturar com precisão as informações da placa dos veículos tanto em alta como em baixa velocidade e em todos os tipos de condições meteorológicas. O sistema funciona com um banco de dados onde o usuário poderá armazenar e gerenciar placas de veículos para análise de informações e tomada de decisão quando uma placa cadastrada for identificada, o sistema também pode ser integrado a sistemas terceiros. “Com dados anteriormente cadastrados o sistema reconhece automaticamente placas de veículos em micro segundos fazendo uma comparação entre as mesmas, assim o usuário poderá tomar uma decisão mais assertiva. Os dados obtidos com esse tipo de equipamento, trazem inúmeros benefícios as forças policiais e aos munícipes com resolução de ocorrências, elucidação de crimes e atuações preventivas de segurança”, explicou o vereador. Nelsinho ainda informou que as imagens podem ser integrada ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP), órgão público que regulamenta as informações sobre veículos roubados, IPVA vencido, entre outros.
MANUTENÇÃO E ILUMINAÇÃO DE ESTRADA
A manutenção e a instalação de iluminação pública, na estrada da Lajinha, em Visconde de Mauá também foi pauta da indicação do vereador Nelsinho. “Tendo em vista o crescimento populacional, o aumento no número de residências, o grande fluxo de pessoas e veículos, além da temporada de chuvas, a estrada da Lajinha, em Visconde de Mauá, encontra-se em péssimo estado de conservação”, disse o parlamentar. Ele ainda informou que a estrada não conta com iluminação pública adequada, aumento assim o grau de insegurança dos visitantes e moradores.
Nelsinho convidou o vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos) para ser signatária da indicação.