RESENDE
A criação de um ambulatório exclusivo para pacientes com insuficiência cardíaca foi sugerida pelo vereador Henrique Lima, o Henrique da Saúde (União Brasil) ao Poder Executivo. O pedido foi aprovado pelo Plenário e enviada à Secretaria Municipal de Saúde para estudos de viabilidade.
De acordo com o vereador Henrique da Saúde, pacientes com cardiopatias que configuram insuficiência cardíaca requerem consultas médicas minuciosas, que levem em conta uma série de fatores. “Um ambulatório específico para o atendimento a essas pessoas permitiria que elas recebessem a atenção especial de que tanto precisam para ter uma boa qualidade de vida”, aponta o parlamentar. Ele ressalta que a consulta para pacientes com insuficiência cardíaca deve incluir exames como eletrocardiograma e ecocardiograma, segundo o vereador, indispensáveis para o monitoramento desse distúrbio.
Lima ainda explica que a implantação do ambulatório, também vai impedir que doentes desse tipo fiquem sujeitos às filas comuns para o atendimento por cardiologistas. “Em função da gravidade, casos de insuficiência cardíaca requerem cuidados especiais, consultas longas e acompanhamento contínuo, daí a importância da nossa proposta”, argumenta o vereador.
INSUFICIENCIA CARDÍACA
A insuficiência cardíaca consiste na dificuldade do coração em bombear o sangue para todo o corpo, gerando sintomas como cansaço, tosse noturna e inchaço nas pernas ao final do dia. O distúrbio é mais comum em pessoas que têm pressão alta, já que nesses casos o órgão precisa fazer mais força para bombear o sangue, provocando a dilatação do coração ao longo do tempo. No entanto, a insuficiência também pode acontecer devido ao estreitamento das artérias, o que dificulta a passagem do sangue e sua distribuição pelo corpo. Embora não tenha cura, a insuficiência cardíaca pode ser controlada com o uso de remédios e cuidados com a alimentação, além de consultas regulares no cardiologista.