ITATIAIA
Imberê Moreira Alves (PRTB) foi eleito na noite de sexta-feira, dia 1º, presidente da Câmara de Itatiaia. Consequentemente, se transformou no prefeito em exercício até que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marque novas eleições na cidade. A chapa do prefeito eleito em novembro, Eduardo Guedes e o vice Jabá, foi cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo entendimento que Dudu entraria em seu terceiro mandato consecutivo, o que é ilegal segundo a legislação.
A equipe do A VOZ DA CIDADE conversou com o prefeito interino. Imberê contou que priorizará a saúde e a educação. Ele contou que dará continuidade aos trabalhos feitos pelo Eduardo Guedes no mandato anterior. “O primeiro passo será um choque de gestão. Vamos redirecionar os recursos da saúde e da educação. Sabemos das reais necessidades destes dois setores e vamos juntos como a equipe que estamos montando trabalhar com afinco nesses quatro meses para fazer com que a cidade ande da melhor maneira possível”, disse.
Ele ainda falou sobre a criação de um conselho para tratar sobre os assuntos da Covid-19. “Criaremos um Conselho da Covid-19. Ele será composto por médicos que nos orientará sobre as medidas que deveremos seguir, principalmente na questão da vacinação quando ela estiver disponível” disse Imberê reforçando que quer fazer a cidade funcionar e bem enquanto estiver gestor.
Sobre seu secretariado, o prefeito interino não deu muitos detalhes. “Por hora, vou adiantar apenas o nome do secretário de Finanças. Será o Renato Viegas que tem vasta experiência na área. Sobre os outros membros, serão escolhidas pessoas capacitadas para cada setor. Teremos uma gestão curta, apenas quatro meses, porém vamos deixar a casa em ordem para quem assumir”, garantiu.
A POSSE
A cerimônia de posse foi realizada, sem a presença do público em virtude da Covid-19, mas transmitida pelas redes sociais. Na solenidade foi dada posse aos 11 vereadores eleitos, assim como realizada a eleição da Mesa Diretora. Os empossados foram: Bruno Diniz (Solidariedade); Cristian de Carvalho soares (Solidariedade); Eduardo de Almeida Pereira, o Dudu Pereira (PRTB); Thiago Rodrigues Moreira, o Thiaguinho (DEM); João Márcio (PSC); Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho (PSC); Imberê (PRTB); Marcos Vinícius Campos Leal, o Vini Celular (DEM); Vander Leite Gomes (PP); Alexandre dos Santos Campos, o Tim Campos (Solidariedade); e Joel de Melo, o Joel do Tô a Toa (PTB).
A chapa única apresentada, além de Imberê, como presidente, tinha como primeiro vice-presidente, Vaninho; segundo vice-presidente, Tim Campos; 1º secretário, Joel de Melo; e 2º secretário, Dudu Pereira. “Conversamos para que houvesse consenso. O eleito na prefeitura não foi conduzido ao cargo. É uma situação atípica porque isso pode causar uma insegurança jurídica ao município, por isso resolvemos apresentar chapa única”, destacou Imberê, conduzido então a presidência por unanimidade e, consequentemente, para ser prefeito em exercício de Itatiaia.
Com Imberê na prefeitura, a presidência da câmara passa a ser interinamente feita por Vaninho.
Nas falas, alguns vereadores manifestaram apoio a Eduardo Guedes e a Jabá. Um deles foi o presidente interino da câmara, Vaninho. Ele lembrou que todas as autoridades são constituídas por Deus. Manifestou apoio ao agora prefeito interino, se colocando à disposição para tudo que precisar.
Em sua fala como prefeito interino, Imberê Moreira foi outro que mencionou o trabalho realizado por Dudu à frente da prefeitura. Citou obras em praças e creches. “Estamos aqui para servir a população. O propósito é não deixar a cidade cair durante esse intervalo até a eleição. Dudu fez muito por Itatiaia foi um exemplo para nós”, disse, ressaltando que pretende nesse intervalo onde estará como prefeito interino dar um ‘choque’ na saúde e na educação. A eleição em Itatiaia será marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).