PINHEIRAL
Dois requerimentos foram aprovados nessa semana durante sessão plenária de autoria do vereador José Augusto dos Santos Cardoso, o Cardoso Gugu (Republicanos), voltados para áreas da educação nas áreas de formação técnica, vocacional e ensino superior. Os pedidos foram aprovados por unanimidade e serão encaminhados ao governador Claudio Castro e ao secretário de Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.
Em um dos pedidos, o vereador solicita a implantação de um polo do Cederj na cidade. Nos demais pede a reabertura da Faetec e do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O vereador Cardoso Gugu destacou a importância dos cursos técnicos em um comparativo com a Alemanha que é referência em educação profissionalizante, 53% dos alunos tem uma formação técnica profissional, e de todos os alunos que escolhem um curso técnico ou profissional 72% se formam com emprego garantido, enquanto no Brasil apenas 8% dos alunos tem uma formação técnica profissional, precisamos apostar em nossos jovens, pois a cidade que não aposta em seus jovens hipoteca seu futuro, disse o vereador.
Sobre os locais que ajudariam na qualificação profissional dos munícipes, o vereador citou que a cidade está em uma região com um elevado potencial econômico. Ele lembrou da Lei do Aço que beneficia o setor metalmecânico, de autoria do deputado licenciado Gustavo Tutuca, que tem o objetivo de atrair mais empresas para o Sul do Estado.