RIO CLARO
O vereador Jorge Antônio Abreu, o Jorjão do Fórum (Republicanos), denunciou uma situação que acontece na garagem da prefeitura, no bairro Alambari, citando crime ambiental. Ele aponta que no local caminhões descartam entulhos e há desmatamento em uma área verde que fica dentro da Mata Atlântica. Além disso, cita o fato de veículos estarem abandonados e outros serem lavados no local e o óleo vazar no solo. Jorjão fez uma denúncia ao Ibama, Inea, Ministério Público de Tutela Coletiva e MP Federal.
Segundo o vereador, ele foi ao local após diversas denúncias. Lá estão diversos carros abandonados e sucateados sem nenhuma destinação, no meio do matagal. Ele aponta em vídeo gravado o tamanho do desmatamento feito pela prefeitura, falando ainda dos entulhos que são jogados no local. No momento da gravação do vídeo um caminhão estava descarregando. “Pegaram quase 80 metros de terra mais ou menos para jogar entulho e não há fiscalização. Tem ainda aqui uma espécie de lava-jato onde os veículos são lavados porque nesse local da garagem são marcadas as viagens para atendimento fora do município. Fico preocupado porque o óleo que sai desses carros que estão sendo lavados e dos veículos que estão abandonados pode prejudicar o lençol freático. É crime”, afirma Jorjão.

Ambulância sendo lavada; vereador aponta que óleo contamina lençol freático – Foto: Divulgação
Além dos veículos que estão no local, até mesmo um ônibus, o vereador informa que lá ficam alguns dos que são usados atualmente pela prefeitura. “São cerca de dez veículos parados, alguns a ponto de serem deixados no ferro-velho, tinha que ter uma destinação”, afirma.
O A VOZ DA CIDADE enviou uma demanda para assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro sobre as afirmações do vereador, mas foi informado que a Secretaria de Meio Ambiente não iria se manifestar.