PIRAÍ
Foi protocolado um ofício no Ministério Público (MP) de Volta Redonda, solicitando interferência da Justiça, visando a suspensão do aumento abusivo nas tarifas dos ônibus intermunicipais de Piraí. A ação foi feita pelo vereador Alexandro Sena (PDT). Na cidade a passagem intermunicipal passou de R$ 5,05 foi para R$ 5,60.
Foi autorizado no mês passado pelo presidente do Detro, Welter Fernandes Siqueira da Silva, um reajuste de 11,96% nas tarifas dos coletivos em todo o Estado. “O serviço de transporte público em Piraí, viola a dignidade do consumidor. Os ônibus estão sucateados, trabalham com horários reduzidos e a população enfrenta diariamente superlotação. É absurdo aumentar o valor da passagem, com esse serviço precário que oferecem todos os dias”, destacou o parlamentar, que ainda anexou no ofício ao MP mensagens de usuários de Piraí, além de fotos que mostram a precariedade do serviço.
O Detro aponta que dentre as principais justificativas para o reajuste, estão a previsão contratual de atualização anual de valores e os aumentos dos custos operacionais, como os aumentos salariais, do diesel, lubrificantes, entre outros insumos. De acordo com a Portaria do Detro, a majoração das passagens é justificada pelo aumento do preço dos insumos que incidem sobre a prestação do serviço, principalmente, os combustíveis e gastos com a climatização dos veículos. O último aumento foi concedido em 24 de fevereiro do ano passado. “O que mais me indigna é que os ônibus que atendem o nosso município e que aumentaram o valor das tarifas, não tem ar condicionado, ou se tem, não funciona. Além de abusivo, estão desrespeitando o próprio Detro. Isso é um absurdo”, concluiu Sena.