RESENDE
Os vencedores do 1º Salão das Artes Agulhas Negras foram premiados na noite de segunda-feira, dia 13, no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende, localizado no Centro Histórico da cidade. O evento, que reuniu artistas plásticos e pessoas ligadas a arte, também marcou o início do Salão, que poderá ser visitado até o próximo dia 10 de julho. A visita acontece de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.
O 1º Salão das Artes Agulhas Negras, que entra oficialmente no calendário anual da Cultura da cidade, busca descobrir novos nomes das artes plásticas da região. Ao todo foram inscritas 91 obras de 46 artistas. Deste montante, o júri formado por Sônia Siqueira, Sérgio Ornellas e Gustavo França selecionaram 46 obras que ficarão expostas. As obras premiadas passam a fazer parte do acervo do museu.
Em 2021, devido às restrições da pandemia, a direção do Museu de Arte Moderna decidiu que o tradicional Salão da Primavera seria restrito para os artistas plásticos da região das Agulhas Negras formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real. A ideia se concretizou e possibilitou a criação do 1° Salão das Artes Agulhas Negras, que será realizado anualmente no primeiro semestre do ano. Já o Salão da Primavera voltará a receber inscrições de todo o Brasil.
Para a diretora do MAM Resende, Carmen Aguiar, a criação de um salão regional fortalece o trabalho dos artistas das Agulhas Negras. “Nosso papel como instituição pública é o de incentivar as várias formas de cultura e celebrar nossos artistas. O Salão das Artes Agulhas Negras tem foco na produção de nossa região e o Salão da Primavera tem um olhar mais abrangente para todo o país”, comenta a diretora.
O presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, destaca que mais um salão será lançado ainda este ano. “Já estamos trabalhando em um edital que será lançado no segundo semestre, de um Salão de Fotografia para fechar o calendário anual do MAM. Nossa meta é atender todas as demandas das variadas formas de expressão cultural”, disse Zaidan.
ARTISTAS PLÁSTICOS PREMIADOS
PRÊMIO CLAUDIONOR ROSA
Categoria I – Pintura, desenho, ilustração e gravura: Miro
Categoria II – Escultura, objeto ou instalação: Samuel Costa
Categoria III – Fotografia: Christian Meyn
PRÊMIO ALTAMIRO PIMENTA
Categoria I – Pintura, desenho, ilustração e gravura: Antônio Leão
Categoria II – Escultura, objeto ou instalação: Gisele Ferreira
PRÊMIO OLGA TUFICK
Categoria I – Pintura, desenho, ilustração e gravura: Tatiana Clauzet
Categoria II – Fotografia: Jéssica Luanna Faulstich Colasso
PRÊMIO MARCIUS LIMA – JOVEM ARTISTA
Categoria – Escultura, objeto ou instalação, pintura, desenho, gravura e ilustração, fotografia: Emanuel Bernabó Moreno
MENÇÃO HONROSA
Martti Vartia; Hadassa Bastos; Gelson Marlloca; Gomo; Pedro Ferreira; Julia Vel d’oro; Dani Keiko; Bernardo Rodrigues
INTEGRANTES DA MOSTRA
Alice Miranda Torres; Cecília Bianco Rosas; Kanirro; Ellen Aoki Furtado Cardozo; Esther da Silva Lopes Gregório; João Pedro Motta de Souza Almeida; Jenifer Dietrich Stelzer Faulstich; João Pedro de Vilhena Castro; Luis Arnaldo Leal Gastão; Talita Herculano de Abreu Teixeira; Wilson Jose Anastacio Filho.