VASSOURAS
O subsecretário de Estado de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios, Celso Marcon, recebeu no dia 3, a visita do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, no Palácio Guanabara, no Rio. O encontro teve como propósito definir os últimos ajustes da reunião que será realizada em Vassouras, no dia 17, com produtores de cachaça do estado, no Centro Cultural Cazuza, às 10 horas. A reunião visa aproximar os diversos produtores do Estado do Rio de Janeiro, além de propor construir e formalizar um arranjo produtivo local (APL) para o setor.
O Vale do Café é um importante produtor de cachaça do Rio de Janeiro, congregando diversas e renomadas marcas de cachaça de importantes alambiques. Segundo Wanderson Farias, o encontro é uma oportunidade para fortalecer o setor produtivo mas também para fortalecer o turismo e a identidade da região. “Temos uma relação antiga com a produção de cachaça, alguns alambiques da região produzem cachaça desde o século XIX e continuam produzindo até hoje. Muitos turistas que vem pra nossa região querem vivenciar uma experiência em um alambique de cachaça e querem degustar um produto tipicamente brasileiro, feito de forma artesanal. Por outro lado, temos que pensar que a cachaça é o terceiro destilado mais consumido do mundo. Faz parte de um mercado em constante crescimento que tem ampliado seus índices de exportação. Precisamos estar unidos para nos fortalecer diante desse mercado mundial”, disse o secretário.
O prefeito Severino Dias é um entusiasta do setor, sabe da importância histórica e turística da cachaça para o Vale do Café. No início da sua gestão apoiou a criação da Feira da Cachaça de Vassouras, que terá em 2019 a sua terceira edição. “Reunimos produtores de Vassouras e da região em 2017 para colaborar na promoção desse produto que também é símbolo do Vale do Café e tem grande potencial de divulgação do Brasil no mundo. Esse ano vamos para a terceira edição. Estamos atentos às oportunidades para fortalecer o setor e dispostos a colaborar no que for possível cumprir com esse objetivo”, falou o prefeito Severino.